Portal da Cidade Foz

pele

Conheça quatro dicas importantes para você se prevenir contra as acnes

Problema que afeta boa parte da população pode ser controlado. Espremer as acnes não é uma boa opção.

Publicado em 25/05/2022 às 10:04

(Foto: Ilustrativa/Freepik)

Qualquer pessoa com acne sabe o quanto pode ser difícil tentar curar sua pele. Mas há algumas opções de tratamento de acne que podem ser bem eficientes e diminuir o número de pequenos caroços que estão saltando em sua pele.

As espinhas podem aparecer em qualquer parte da pele, mas ocorrem com mais frequência no rosto. Embora o microbioma da pele seja complexo, os cientistas identificaram uma bactéria chamada Propionibacterium acnes. Esta bactéria causa inflamação quando transforma o sebo (o óleo encontrado naturalmente em nossa pele) em ácidos graxos.

Embora não haja uma maneira completamente infalível de livrar sua pele da acne, é possível reduzir suas erupções e manter sua pele o mais saudável possível. Algo importante de se destacar é a diferença entre acne e espinha.

Embora acne e espinhas sejam termos frequentemente usados de forma similar, a acne é considerada uma condição da pele, enquanto as espinhas são um sintoma dela. Acne refere-se a uma doença que afeta os folículos pilosos e as glândulas da pele.

As erupções podem ser desencadeadas por hormônios, mas geralmente estão associadas a um estilo de vida com excessos, como consumo excessivo de alimentos ultraprocessados e bebidas alcoólicas. Poluição e irritações na pele também ajudam a desencadear os caroços. Para tentar acabar com esse problema, aqui vão quatro dicas importantíssimas.

Lave bem o rosto

Para ajudar a prevenir espinhas, é importante remover o excesso de óleo, sujeira e suor diariamente. Ainda assim, especialistas ponderam que lavar o rosto em excesso pode ser prejudicial para as acnes. Quando tiramos a nossa pele do seu sebo natural com excesso de lavagem, isso faz com que ela produza ainda mais óleo para reequilibrar sua pele. Assim, lavar o rosto excessivamente pode piorar a acne, assim como usar produtos de limpeza ou adstringentes que ressecam demais a pele. O ideal é usar produtos de limpeza sem sulfato e sem fragrância, e limitar a utilização para duas vezes ao dia.

Use um hidratante

Os hidratantes ajudam a manter a pele hidratada. Mesmo se você tiver acne, o hidratante é importante porque, se sua pele ficar muito seca , produzirá óleo (sebo) para contrabalançar – e um excesso de sebo causa espinhas. No entanto, muitos hidratantes contêm óleo, fragrância sintética ou outros ingredientes que podem irritar a pele e causar espinhas. Certifique-se de verificar a lista de ingredientes antes de comprar um hidratante e verifique se é livre de fragrâncias. Quando se trata de qualquer produto para pele propensa a acne ou sensível ao problema, quanto menos ingredientes, melhor.

Mantenha-se hidratado

Se você está desidratado, seu corpo pode sinalizar às glândulas sebáceas da pele para produzir mais óleo. A desidratação também dá à sua pele uma aparência opaca e promove inflamação e vermelhidão. Para manter seu corpo bem hidratado, beba pelo menos oito copos de água por dia. Beba mais após exercícios físicos, se estiver grávida ou amamentando, ou passar algum tempo em um ambiente quente e úmido.

Limite a exposição ao sol

Pegar alguns raios pode secar espinhas a curto prazo, mas causa grandes problemas a longo prazo. A exposição frequente ao sol desidrata a pele, o que, com o tempo, faz com que ela produza mais óleo e bloqueie os poros. É importante usar protetor solar para ajudar a proteger sua pele durante todo o ano. No entanto, muitos protetores solares são oleosos. Para proteção solar e de espinhas, opte por um protetor solar que não bloqueie os poros e que não utilize óleo.

Fonte:

Deixe seu comentário