Portal da Cidade Foz

Certificado

Costa Cavalcanti é reconhecido por boas práticas de segurança do paciente

O complexo hospitalar atingiu a alta conformidade em cumprimento à Avaliação Nacional de Práticas de Segurança do Paciente.

Publicado em 23/05/2023 às 06:35
Atualizado em

As boas práticas de segurança do paciente desempenhadas no Hospital Ministro Costa Cavalcanti (HMCC) em 2022, renderam à instituição a certificação de “Alta Conformidade”, ofertada pela Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa), por meio da Diretoria de Atenção e Vigilância em Saúde e do Núcleo Estadual de Segurança do Paciente.

O complexo hospitalar atingiu a alta conformidade em cumprimento à Avaliação Nacional de Práticas de Segurança do Paciente, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que avalia uma série de critérios e consiste em um instrumento composto por 21 indicadores de estrutura, processo e gestão de riscos.

A entrega do certificado foi no dia 27 de abril, durante a 1ª Reunião Técnica de Segurança do Paciente dos Hospitais com UTI do Paraná, em Curitiba. “A Avaliação Nacional constitui uma prática de regulação adotada pelo Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS), desde o ano de 2016, para verificar a conformidade aos indicadores das práticas de segurança do paciente pelos serviços de saúde com leitos de unidade de terapia intensiva (UTI)”, explicou a gerente da Assessoria de Gestão da Qualidade, Marinez Burtet.

O HMCC esteve representado na entrega pela Gerente da Divisão de Blocos Operatórios, a enfermeira Vanessa Trento, também membro do Núcleo de Segurança do Paciente, que disse que o reconhecimento dá força para o trabalho contínuo em prol da segurança do paciente. “É uma segurança de que estamos no caminho certo. É um trabalho que não para, buscando atingir 100% de conformidade e a excelência, mas já mostra que estamos no caminho certo”, pontuou.

Segundo a Sesa, dos 121 hospitais com UTI no estado – públicos, filantrópicos e privados –, 28 foram certificados com “Alta Conformidade” ou “Adesão Plena” às práticas de segurança do paciente. O HMCC foi o único na cidade. O relatório completo está em https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/servicosdesaude/seguranca-do-paciente/avaliacao-nacional-das-praticas-de-seguranca-do-paciente/RELATRIOAVALIAONACIONALPRTICASSEGURANAPACIENTEUTI202210.05.2023paraoportaldaanvisa.pdf

Dentro dos protocolos de segurança estão alguns critérios como a prevenção de infecção primária de corrente sanguínea associada ao uso de cateter central; prevenção de Pneumonia Associada ao uso de Ventilação Mecânica (PAV); prevenção de Infecção do Sítio Cirúrgico (ISC); monitoramento mensal de indicadores de infecções relacionadas à assistência à saúde; higiene das mãos; a identificação segura e correta do paciente; cirurgia segura; prevenção de lesão por pressão; prevenção de quedas; segurança na prescrição, uso e administração de medicamentos, além de outras práticas de segurança.

Encontro Estadual

Nos dias 26 e 27 de abril, representantes dos hospitais com UTI do Paraná estiveram reunidos em Curitiba para a 1ª Reunião Técnica de Segurança do Paciente. O evento contou com a participação de membros da Anvisa. Além disso, cada instituição de saúde apresentou um case de sucesso relacionado ao tema.

A enfermeira Vanessa Trento, do HMCC, falou sobre “Prevenção de Infecção do Sítio Cirúrgico (ISC)”. Segundo ela, foi uma excelente oportunidade para troca de experiências e conhecimento da realidade em outras instituições. “Pudemos escutar o que tem dado certo em outros hospitais e trazer algumas ideias para fazemos por aqui. Foi um evento muito rico, com uma grande participação de pessoas e que foi possível entender a segurança do paciente em todo o estado”, concluiu.

Fonte:

Deixe seu comentário