Portal da Cidade Foz

Imunização

Dia D inicia a vacinação contra a gripe para o público geral em Foz do Iguaçu

Vacina contra a gripe foi a mais procurada durante a ação que mobilizou vinte equipes em cinco UBS’s.

Publicado em 12/06/2022 às 10:08

(Foto: Christian Rizzi/PMFI)

(Foto: Christian Rizzi/PMFI)

Com cinco Unidades Básicas abertas em todos os Distritos de Saúde, o Dia D de Vacinação tirou de casa quase dois mil iguaçuenses, neste sábado (11), para a campanha de imunização contra as doenças sazonais de inverno, contra a Covid-19 e atualização das carteirinhas. O prefeito Chico Brasileiro, juntamente com o diretor geral da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (SESA), Nestor Werner Junior, acompanhou a ação em duas Unidades Básicas de Saúde.

Em Foz do Iguaçu, a vacina da Influenza, liberada para a população a partir deste sábado, foi a mais procurada nas cinco regiões distritais. Muitos moradores estavam aguardando para tomar a “vacina da gripe”, que na primeira fase da campanha foi ofertada apenas para grupos prioritários. A imunização é a principal estratégia dos órgãos de saúde para evitar o agravamento das doenças com sintomas respiratórios e a superlotação nas unidades de saúde, nesse período. 

“Temos registrado dias frios e, com isso, maior incidência dos quadros gripais e também da Covid-19”, disse Chico Brasileiro. “Quanto maior for a adesão às vacinas, menos graves serão os problemas decorrentes do período de inverno”, alertou, considerando os boletins de vacinação com índices bem abaixo da meta e o aumento das buscas por atendimento médico nos últimos 40 dias.

Durante a visita nas UBSs Cidade Nova e São João, o diretor geral da SESA falou sobre a importância da ação. “Foi um movimento do governo estadual que contou com a participação de todos os municípios paranaenses e Foz teve uma adesão muito satisfatória”, disse Nestor Werner Junior, ressaltando a importância de mais uma iniciativa do Paraná para reforçar a luta contra a Covid-19, ainda presente no cenário epidemiológico e, também, iniciar a imunização geral contra a Influenza entre os iguaçuenses.

Dia D

O sábado amanheceu gelado, com os termômetros marcando menos de 5 graus. Conforme a programação da Secretaria Municipal de Saúde, as salas de vacinas disponíveis atenderiam das 8h às 14h. Porém, equipes da Unidade Básica de Saúde Jardim América precisaram estender o horário de até às 15 horas em razão do número de pessoas que buscaram os equipamentos quando a temperatura começou a subir. 

A Secretaria Municipal de Saúde abriu vinte salas de vacinação nas cinco unidades e atendeu 1.697 usuários. No total, registraram a aplicação de 2.420 doses – 1.438 doses contra a Influenza; 718 da Covid-19; 66 Tríplice Viral, e de rotina 198 doses. A vacinação segue de segunda a sexta-feira em todas as unidades básicas, nos horários de funcionamento.

A secretária de Saúde do município, Jaqueline Tontini, avaliou o resultado da ação como positivo, comparando o último Dia D, com pouco mais de seis mil doses aplicadas em 29 pontos (UBSs). “Abrimos apenas cinco unidades, uma em cada região, e vacinamos quase duas mil pessoas. Sempre reforçamos que saúde é prevenção. Para fazer saúde preventiva precisamos de todos e de muita conscientização da população”.

A chefe da 9ª Regional de Saúde, Iélita Santos, e o vereador Alex Meyer, também acompanharam a ação. 

Fonte:

Deixe seu comentário