Portal da Cidade Foz

Seja um Doador

Dia Nacional do Doador de Sangue é comemorado nesta quinta em Foz do Iguaçu

Durante toda semana, os candidatos serão recepcionados à doação com um lanche. Especialmente no dia 25, um coffee break estará à disposição de todos.

Publicado em 25/11/2021 às 08:36

(Foto: Divulgação/Hemonúcleo)

O Hemonúcleo de Foz do Iguaçu comemora nesta quinta-feira, 25 de novembro, o Dia Nacional do Doador de Sangue. O Hemonúcleo de Foz do Iguaçu é responsável por todos os hospitais da 9ª Regional de Saúde — Foz do Iguaçu, São Miguel do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu, Serranópolis do Iguaçu, Itaipulândia, Missal, Matelândia, Ramilândia e Medianeira. De acordo com o farmacêutico e gerente do Hemonúcleo, Félix Laber, é muito importante o aumento dos “doadores de repetição”, pois eles representam maior segurança, manutenção de estoque estável e tranquilidade para as famílias de pacientes que necessitam de sangue. “Aproveitaremos este dia para agradecer e parabenizar todos os doadores”, disse Félix.

Em média 1100 bolsas de sangue são doadas por mês por homens e mulheres – com idade entre 18 e 65 anos, uma média de 45 doadores por dia. Porém espera-se que no dia 25, compareceram cerca de 120 pessoas. “Mais que uma data no calendário, essa comemoração serve principalmente para valorizar os doadores e esse gesto que tem um significado tão grande”, afirmou Félix. 

Para homenagear os doadores será servido um coffee especial além de presenteá-los uma lembrança surpresa, e o Hemonúcleo será decorado com balões e mensagens de gratidão pelo gesto nobre.

Não dói, não emagrece e não engorda - Apesar das campanhas e a ampla divulgação na mídia, muitas vezes o preconceito e a desinformação prevalecem. “O tamanho da agulha pode até assustar, mas o procedimento é praticamente indolor e não traz nenhum dano ao doador, por esse motivo é feita a triagem antes da doação”, garantiu Félix.

Saiba mais!

1) Quais as condições para doação de sangue:

- ter entre 16* e 69 anos de idade;

- pesar acima de 50 kg;

- ser saudável;

- estar bem alimentado e ter dormido no mínimo seis horas;

- apresentar documento oficial de identidade com foto.

*menores devem estar acompanhados de pai ou responsável, também portando documento oficial de identificação.

2) Frequência: 

Homens podem realizar quatro doações em 12 meses, com intervalo mínimo de 60 dias entre as doações. As mulheres podem fazer três doações em 12 meses com intervalo mínimo de 90 dias.

Informações – Pelo telefone (45) 3576-8020 ou no endereço: Avenida Gramado, 364 ao lado do HMCC. 

O Hemonúcleo atende de 2ª a 6ª, das 7h30 ao meio-dia, das 13h às 17h e aos sábados das 7h30 às 12h.

Fonte:

Deixe seu comentário