Portal da Cidade Foz

saúde

Drone vai auxiliar no trabalho de combate à dengue em Foz do Iguaçu

O equipamento será utilizado especialmente em terrenos ou imóveis abandonados de difícil acesso das equipes.

Publicado em 03/06/2020 às 03:15

(Foto: Divulgação/PMFI)

Membros do Comitê de Combate à Dengue, formado por servidores da Defesa Civil, fiscais da Secretaria da Fazenda e servidores do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), iniciaram esta semana um treinamento para operação de drone. O equipamento será utilizado para auxiliar no trabalho de combate à dengue no município, especialmente em terrenos ou imóveis abandonados de difícil acesso das equipes.

“O uso do drone vai ajudar a monitorarmos, por exemplo, depósitos elevados, como calhas, telhados, lajes, caixas d'água entre outros, e mesmo os imóveis que se encontram seguidamente fechados, ou aqueles em que o morador não permite o ingresso dos funcionários do CCZ, que tenham a suspeita ou até mesmo a denúncias de focos do vetor”, explica Jean Rios do CCZ.    

Toda orientação está sob a coordenação de um servidor do Foztrans, Gilmar Ribeiro dos Santos, membro da Associação Brasileira de Multirrotores - ABM. “Nesse primeiro encontro apresentei algumas noções para operação do equipamento como pilotagem e controle da aeronave”, explicou. A formação não será um treinamento avançado, e sim para mostrar o funcionamento e operação básica do drone.

O equipamento irá se somar às ações de combate à dengue já desenvolvidas em Foz do Iguaçu, com visitas domiciliares, orientações, armadilhas para captura do mosquito fêmea, aplicação da bomba costal continuam, bem como a limpeza dos terrenos.

“No final de março nós restringimos o ingresso do servidor à residência, mantendo somente a orientação de porta a porta. Agora, retomamos esse trabalho, na parte externa das residências, nos quintais, como medida preventiva de evitar o contato direto com o morador, sempre numa distância segura para fazer a vistoria”, reiterou Rios.    

O equipamento utilizado no treinamento pelo comitê é cedido pela Secretaria de Tecnologia da Informação, e deverá ser utilizado nas visitas a partir do novo ano epidemiológico, em agosto.

Fonte:

Deixe seu comentário