Portal da Cidade Foz

Baixa Complexidade

Em dois meses, Poliambulatório realizou mais de 600 pequenos procedimentos

Remoção de lipoma, cisto, vasectomia, lesão de pele, cauterização, entre outros procedimentos estão sendo feitos na unidade.

Publicado em 07/01/2021 às 00:02

(Foto: Divulgação)

A Fundação Municipal de Saúde de Foz do Iguaçu (FMSFI) em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde retomou, na segunda-feira (4), os pequenos procedimentos e cirurgias de baixa complexidade no Poliambulatório Nossa Senhora Aparecida, no Porto Meira. Os serviços estavam suspensos devido ao recesso de final de ano.

Em dois meses, foram realizados 615 procedimentos; 467 em novembro e 148 em dezembro. “Estes procedimentos demandam apenas anestesia local, com altas no mesmo dia. Esse tipo de cirurgia ambulatorial proporciona maior segurança e retorno rápido do paciente ao seu ambiente familiar”, explica o diretor da Fundação Municipal de Saúde, Sergio Fabriz.

Dentro desse principio, o Poliambulatório realiza procedimentos cirúrgicos como de remoção de lipoma, cisto, vasectomia, lesão de pele, escarificação e cauterização, tumoração, fibroma, corpo estranho, entre outros.

Segundo a enfermeira da unidade, Giovani Aprigio, os pacientes tem elogiado o atendimento humanizado e recebem alta com a certeza de que todas as medidas e boas práticas de segurança estão sendo seguidas rigorosamente. “Tivemos um caso onde o paciente saiu da  consulta e depois de algumas horas recebeu o retorno da nossa equipe para fazer o procedimento. O feedback dele nos encheu de alegria”, exaltou a enfermeira.

Ana Cláudia Thomassem Ramos, de 23 anos, também foi uma das pacientes que utilizou os serviços oferecidos pelo Poliambulatório.  “Realizei uma pequena cirurgia de lipoma. O processo foi super rápido e eu nem esperava que seria chamada tão rápido”, afirmou. “Desde o atendimento inicial até as enfermeiras e a doutora Rafaela, todas me trataram muito bem” acrescentou a paciente.

Cirurgias eletivas

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) determinou a suspensão das cirurgias eletivas (aquelas em que são agendadas previamente) nas redes do Sistema Único de Saúde (SUS) e também particular, por mais 30 dias em todo o Paraná, considerando o crescimento de casos de Covid-19. A decisão foi publicada na última segunda-feira (4). A nova resolução revoga a anterior (1412/2020), que já suspendia a realização das cirurgias eletivas entre 1º e 31 de dezembro de 2020.

O atendimento de urgência e emergência como, por exemplo, traumas causados por acidentes e complicações de outras doenças, continuam sendo realizados no Hospital Municipal Padre Germano Lauck.

Fonte:

Deixe seu comentário