Portal da Cidade Foz

Em situação pré-epidêmica, Foz do Iguaçu recebe carro de fumacê

No momento em que o Fumacê estiver passando nas ruas dos bairros, o cidadão deve abrir as portas e janelas de casa e deixar o inseticida agir.

Publicado em 28/04/2015 às 08:40

A Secretaria Estadual da Saúde, através da 9ª Regional de Saúde, comunicou ao Governo do Município de Foz do Iguaçu, que estará disponibilizando à cidade veículos fumacês que estarão intensificando as ações de combate ao mosquito da Dengue.

Um novo relatório da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal da Saúde, já mostra que os casos confirmados da doença já ultrapassam a casa dos 500, e que as notificações são 2.567. 

Bairros como: Vila São Sebastião, Vila “C”, Cidade Nova e a região da KLP estão sob estado de atenção, pois estão entre os bairros da cidade que mais tem incidência e maior risco de proliferação de casos. A autorização para o uso dos veículos só foi possível depois da apresentação dos índices de infestação, que em Foz já chega a casa dos 9%, enquanto o tolerado pela Organização Mundial da Saúde – OMS é de 1%. 

“Fomos acionados pelo prefeito Reni Pereira e pelo secretário municipal da Saúde, Charlles Bortolo, que nos pediu a liberação dos veículos para atender no reforço do combate à Dengue. As equipes de campo estão realizando um belíssimo trabalho, mas a presença do fumacê só vem a fortalecer as ações e com isso impedir um risco de epidemia”, relatou o Diretor da 9ª Regional de Saúde, Ademir Ferreira. 

Segundo o Secretário Municipal da Saúde, Charlles Bortolo, a utilização do fumacê é o último recurso a ser solicitado pelo Município em casos como o da Dengue. “Estamos iniciando uma nova etapa de combate, antecipando ações que venham a combater o aumento nos casos de dengue e por consequência um risco de epidemia. A região mais crítica é a norte, com 53% de todos os nossos casos confirmados. Por isso, temos que intensificar as ações naquela região e com a chegada do Fumacê poderemos centralizar os trabalhos lá e fortalecer a presença humana dos nossos Agentes nos demais bairros do município”, disse Bortolo. 

No momento em que o Fumacê estiver passando nas ruas dos bairros, o cidadão deve abrir as portas e janelas de casa e deixar o inseticida agir. O tratamento busca eliminar o mosquito infectado. “A partir desta quinta-feira, dia 30, estaremos intensificando as ações nos bairros, em especial os da região norte da cidade. Por isso, eu peço a atenção da população para que portas e janelas das casas, apartamentos e até mesmo do comércio estejam abertas para receber o fumacê. Desta forma estaremos atuando de forma mais eficaz no combate ao mosquito transmissor da dengue”, alertou o prefeito Reni Pereira ao comentar a presença dos fumacês em Foz do Iguaçu. 

“Estamos empenhados, a cada dia, no combate à dengue. Para isso determinei ao secretário da Saúde para que proceda à abertura de uma ala especial de atendimento aos pacientes com dengue no hospital municipal. Hoje já temos uma referência de tratamento com 20 leitos. 

Autorizei a aquisição dos kits dengue, que serve para identificar os primeiros sintomas e com isso antecipar os tratamentos. E agora, os fumacês. O Governo está fazendo o seu papel de combater a proliferação do mosquito. Agora, a população deve participar ainda mais para que não cheguemos ao alerta máximo, que é o de epidemia”, reforçou Reni Pereira.

Fonte:

Deixe seu comentário