Portal da Cidade Foz

Conhecendo estrutura

Enio Verri visita Centro de Medicina Tropical da Tríplice Fronteira

Espaço administrado pela Fundação de Saúde Itaiguapy passou por reforma com investimento de R$ 4 milhões da Itaipu Binacional

Publicado em 11/05/2023 às 19:39

(Foto: Sara Cheida / Itaipu Binacional)

(Foto: Sara Cheida / Itaipu Binacional)

(Foto: Sara Cheida / Itaipu Binacional)

(Foto: Sara Cheida / Itaipu Binacional)

(Foto: Sara Cheida / Itaipu Binacional)

(Foto: Sara Cheida / Itaipu Binacional)

O diretor-geral brasileiro de Itaipu, Enio Verri, visitou, na manhã desta quinta-feira (11), o Centro de Medicina Tropical da Tríplice Fronteira, localizado na Vila A, em Foz do Iguaçu (PR). Ele foi recebido pela diretora-superintendente da Fundação Itaiguapy, Mariana Thiele, por funcionários da Fundação e do próprio CMT, além de representantes do GT-Itaipu Saúde. Em 2021, a Itaipu investiu R$ 4 milhões na reforma e na ampliação do CMT, por meio de um convênio com a Fundação Itaiguapy.

O convênio previu a ampliação do CMT, incluindo 345,19 m² de reformas e 74,25 m² de novas edificações, além de aquisição de equipamentos, mobílias e insumos. O objetivo foi transformar o novo espaço em um centro de referência para diagnóstico de alimentos e de sanidade animal, pilares para a economia rural, oferecendo exames de biologia molecular, microbiológicos e físico-químicos de alta qualidade.

Enio Verri visitou o novo espaço acompanhado pelo responsável técnico do CMT, Leonardo Ferreira. Ao final da visita, ele conheceu as ações do GT-Itaipu Saúde que, em junho, completa 20 anos de existência. A apresentação foi feita pelo gerente da Divisão de Iniciativas de Responsabilidade Social (RSIR.GB), Kleber Vanolli, e pelo médico-veterinário do CCZ André Leandro, que mostrou um software que monitora os casos de dengue e chikungunya. “Temos aqui um grande caso de inovação tecnológica que está alinhado ao compromisso da Itaipu com a inovação e com o social”, comentou Enio.

Centro de Medicina Tropical

O Centro de Medicina Tropical (CMT) tem o objetivo de dar agilidade a processos de análises laboratoriais epidemiológicas em Foz do Iguaçu e região trinacional. Atualmente, ele cumpre seu papel com destaque e relevância no campo da pesquisa, além de ser referência em outros tipos de análises, graças a uma metodologia própria, parcerias importantes e equipe qualificada.

Com a pandemia do novo coronavírus, o SARS-COV-2, o CMT ampliou sua atuação – antes focada em doenças como a dengue, zika vírus, chikungunya e febre amarela – para realizar os diagnósticos dos testes para a covid-19. Em março de 2020, o CMT foi o primeiro laboratório do interior do estado a ser autorizado pelo Laboratório Central (Lacen/PR) para realizar estes diagnósticos.  

Fonte:

Deixe seu comentário