Portal da Cidade Foz

grupo prioritário

Entenda como vai funcionar a vacinação contra o coronavírus em Foz do Iguaçu

No primeiro momento, cidade deve receber três mil doses da vacina da Astrazeneca.

Postado em 15/01/2021 às 14:53 |

(Foto: Divulgação )

O prefeito Chico Brasileiro detalhou nesta sexta-feira, 15, como será o início da vacinação contra o coronavírus em Foz do Iguaçu. A cidade, no primeiro momento, deve receber na próxima semana três mil doses do imunizante da Secretaria Estadual de Saúde. Dentro do grupo prioritário, os primeiros a receber as vacinas serão os profissionais de saúde da linha de frente no atendimento aos pacientes com covid-19.

Em entrevista à imprensa, o prefeito Chico Brasileiro falou sobre as vacinas que serão distribuídas à cidade. "O ministro de Saúde (Eduardo Pazuello) nos informou que a primeira remessa seria da Astrazeneca. Essa seria a primeira fase e, em seguida, receberíamos uma grande quantidade de doses da Coronavac", disse.

A prefeitura, segundo Chico Brasileiro, vai receber as vacinas em dose dupla. "Os trabalhadores da saúde no geral terão prioridades, porém a prioridade da prioridade, que são aqueles que receberão as doses iniciais, são os que estão trabalhando com a Covid-19", reiterou.

Rede - O prefeito adiantou que as vacinas serão aplicadas diretamente no Hospital Municipal Padre Germano Lauck, Hospital Ministro Costa Cavalcanti, Hospital da Unimed, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Samu. "Em seguida, a vacina será aplicada nos outros profissionais de saúde, quando chegar a segunda remessa. Mas temos também os idosos, começando pela faixa de 75 anos. Depois vai reduzindo essas faixas, mas a prioridade são os idosos hospedados em clínicas, abrigos, asilos e em situação de vulnerabilidade".

"Foz do Iguaçu está preparada para começar a aplicação da vacina. Os grupos de pessoas que possuem outras comorbidades serão definidos na próxima fase, de acordo com o número de vacinas que vão chegar ao Brasil, de outras marcas, que o Ministério da Saúde está negociando".

Chico Brasileiro destacou que toda a logística está preparada, a vacinação vai começar, mas que é necessário manter os cuidados para evitar o contágio e a transmissão. "Vamos continuar nos protegendo porque a pandemia não acabou. Vai ser importante que todos participem e, no devido momento, todos serão imunizados para que nossa cidade possa estar protegida contra a Covid-19", completou.

Fonte:

Deixe seu comentário

Mais Lidas