Portal da Cidade Foz

Debate

“Entendendo o diabetes” é tema de evento médico aberto ao público em Foz

Gratuito, encontro do Codefoz reúne nesta sexta-feira especialistas, destinado a pacientes e familiares, profissionais de saúde e comunidade acadêmica.

Publicado em 22/09/2022 às 09:30

Edição anterior dos eventos periódicos do Fórum de Saúde do Codefoz. (Foto: Divulgação)

O Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (Codefoz) reúne médicos especialistas para a palestra gratuita à comunidade das Três Fronteiras sob o tema “Entendendo o diabetes tipos I e II”. O evento acontece nesta sexta-feira, 23, às 18h30, no auditório do Centro Integrado de Desenvolvimento Regional (CID).

A atividade pretende debater a doença a partir do conhecimento técnico da medicina, compartilhando informações sobre aspectos clínicos do diabetes. É voltado a pacientes e seus familiares, profissionais de saúde, professores e estudantes universitários, e população interessada no tema.

O evento é realizado pela Câmara Técnica e Fórum de Saúde do Codefoz, em parceria com o Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR) e sua representação regional em Foz do Iguaçu. Também envolve universidades e profissionais de saúde.

Será o primeiro evento de um conjunto de três. Nesta sexta-feira serão abordados aspectos clínicos do diabetes tipos 1 e 2. Em datas próximas, a serem agendadas, o segundo encontro irá abordar prevenção e tratamento, e o terceiro analisará a assistência pública no atendimento à doença.

“Abordar diabetes vem por conta da elevada incidência e sérios riscos potenciais da doença”, frisa o médico Dr. Valter da Cruz Teixeira, que preside a Câmara Técnica e o Fórum de Saúde do Codefoz. “Diante disso, reforçamos o convite para esse evento gratuito e com especialistas em várias áreas”, destaca.

Conforme o médico, “há grande número de pessoas portadoras de Diabetes mellitus sem diagnóstico”, reporta. “Existe também um número expressivo de pacientes inadequadamente conduzidos em seu tratamento e necessários cuidados”, revela Dr. Valter.

Informações e debate

O evento será aberto com a palestra “Aspectos gerais do diabetes”, proferida pela Dra. Francieli Bordin, médica especialista em endocrinologia. Em seguida, haverá o debate interdisciplinar com os médicos Dr. German Andres Pignolo (coordenador) e Dr. Marcelo Augusto Gonçalves (debatedor).

Participarão desse diálogo: Dr. Marcelo Gonçalves (nefrologia); Dra. Francieli Bordin (endocrinologia); Dr. Marcos Szpak Martins (oftalmologia) e Dr. Luiz Augusto Pimentel (vascular). Ainda vão compor o debate: Dr. Luiz Augusto Toledo Peres (cardiologia), Dr. Edgar Manuel Garcete Farina (neurologia) e Dr. Sebastião Leme (pediatria).

Autoridade em saúde

A palavra final do evento será realizada pelo Dr. Luiz Ernesto Pujol, que é secretário-geral e ex-presidente do Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR). O pediatra curitibano tem uma trajetória reconhecida como defensor da medicina humana, da ética e do papel social do médico.

Em 2022, foi homenageado com a Medalha de Lucas pelo CRM-PR – Tributo ao Mérito Médico –, uma das principais honrarias do Conselho Médico. Aos 75 anos, Luiz Ernesto Pujol contabiliza meio século de atuação e atendimento a mais de 40 mil pacientes, além da dedicação à valorização dos profissionais médicos.

Entendendo o diabetes tipos I e II

Data: 23 de setembro (sexta-feira), às 18h30

Local auditório do CID (Rua Padre Montoya, 490, centro – prédio da ACIFI)

Confirmação de presença: secretariaexecutiva@codefoz.org.br

Evento gratuito, aberto ao público

Fonte:

Deixe seu comentário