Portal da Cidade Foz

Parceria

Estado e Prefeitura se unem para implantar o Hospital de Ensino

O secretário de saúde disse que o Governo do Estado dará todo o apoio necessário para o projeto.

Publicado em 12/01/2018 às 22:32

(Foto: Divulgação/PMFI)

O Secretário de Estado da Saúde, Michele Caputo Neto esteve em Foz do Iguaçu na manhã desta sexta-feira (12) para anunciar uma série de investimentos e reforçar o apoio ao município na implantação do Hospital Municipal de Ensino.

Acompanhado do prefeito Chico Brasileiro e do Chefe da 9ª Regional de Saúde, Ademir de Souza, Caputo visitou o Hospital Municipal Padre Germano Lauck, onde também participou de uma reunião com a diretoria e o Conselho Curador da Fundação Municipal de Saúde.

A ideia de credenciar a unidade como um Hospital de Ensino vem sendo debatida pelo chefe do executivo desde o ano passado junto ao Estado e ao Ministério da Saúde, que enviará uma comitiva à cidade na semana que vem para iniciar o processo de avaliação.

“Estamos trabalhando em parceria com o Governo do Estado e o Ministério da Saúde para que possamos transformar o Hospital Municipal em um Hospital de Ensino. Isso vai qualificar a unidade, trazer novos investimentos, pesquisa e ensino para dentro do hospital, e fazer com que a população tenha um atendimento muito mais qualificado com a Universidade trazendo seu conhecimento”, explicou Chico Brasileiro.

Segundo ele, o Hospital de Ensino também vai possibilitar um aporte maior de recursos por parte do Ministério da Saúde, podendo chegar a 80% do faturamento. “É importantíssimo do ponto de vista financeiro, da qualificação e da ampliação de serviços, como a alta complexidade em neurologia e ortopedia, por exemplo”.

O secretário de saúde disse que o Governo do Estado dará todo o apoio necessário para o projeto. “O Governo se coloca a disposição para somar neste processo. A transformação do Hospital Municipal em um hospital de ensino é um grande salto para a qualificação do atendimento e do próprio curso de medicina e outros cursos na área da saúde”, completou Caputo.

Diretor do Hospital Municipal, Sergio Fabriz enfatizou que além de melhorar o atendimento com a humanização dos serviços, levar a universidade para dentro do hospital possibilita a qualificação do corpo técnico da unidade. “As parcerias com as universidades são importantes porque qualificam as equipes e contribui com as pesquisas, buscando novas propostas e soluções para os tratamentos de saúde” completou.

Mais serviços

O secretário de saúde também anunciou uma série de melhorias para Foz do Iguaçu, como a construção do Hemonúcleo, a implantação de dez novos leitos de UTI no Hospital Cataratas e ampliação da Farmácia do Paraná, que passará a funcionar no antigo prédio da Sanepar, ao lado da 9ª Regional de Saúde, na Rua Santos Dumont.

Além de aportes financeiros para obras, o Governo do Estado tem feito anúncios de importantes serviços para Foz do Iguaçu. Entre eles estão 700 cirurgias de catarata, que começarão a ser feitas a partir de fevereiro, quando será concluído o processo licitatório para a contratação da empresa que prestará os serviços.

O novo Hemonúcleo será construído em um terreno doado pela Itaipu Binacional em frente ao Hospital Ministro Costa Cavalcanti (HMCC). A sede onde hoje funciona o Hemonúcleo (ao lado do HMCC) será transformada em maternidade, possibilitando a abertura de novos leitos dentro da hospital.

“Todos estes anúncios, como as cirurgias eletivas e os novos leitos de UTI em hospital privado vão nos ajudar a dar um suporte para os pacientes. Ou seja, a parceria é fundamental para a melhoria do sistema de saúde em Foz”, concluiu o prefeito Chico Brasileiro.

Fonte:

Deixe seu comentário