Portal da Cidade Foz

saúde

Farmácia do Pronto Atendimento do Morumbi começa a funcionar 24 horas

Ampliação do serviço é reflexo da reestruturação nos serviços de assistência farmacêutica no município.

Publicado em 17/09/2019 às 08:12
Atualizado em

(Foto: Divulgação/PMFI)

A farmácia da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Walter Barbosa, no Morumbi, começou a funcionar durante 24 horas nesta segunda-feira (16). A ampliação do atendimento é um importante avanço que reflete a reestruturação da assistência farmacêutica no município. Antes, a farmácia funcionava até às 19 horas.

“É um importante avanço e principalmente garante o direito à assistência farmacêutica ao cidadão. Isso só foi possível por conta dos esforços do governo para contratar mais servidores para a saúde e reestruturar os serviços”, disse o vice-prefeito e secretário municipal de saúde, Nilton Bobato. Nas últimas semanas, ingressaram 15 novos farmacêuticos concursados, totalizando 31 profissionais da área na rede pública. Todas as farmácias do município também foram habilitadas e receberam o Certificado de Regularidade Técnica, exigida pelo Conselho Regional de Farmácia do Paraná (CRF-PR).

“Com a ampliação do horário, o paciente atendido no período da noite não precisa esperar até o dia seguinte para ter acesso à medicação, como aconteceu durante muito tempo no município”, explicou a supervisora técnica da assistência farmacêutica, Marcele Barcelos.

Funcionamento  

Inicialmente, o atendimento noturno será voltado exclusivamente aos usuários da UPA do Morumbi. “A princípio a assistência farmacêutica no horário das 19h às 07h será disponibilizada aos usuários da UPA do Morumbi, tanto os que realizarem consultas quanto os pacientes que forem internados”, complementou Marcele. No período das 07h às 19h, a farmácia é porta aberta para usuários de outras unidades.

Além da dispensação de medicamentos, os farmacêuticos executam um papel fundamental no cuidado à saúde do paciente e também na gestão dos recursos públicos. “Os farmacêuticos de Foz do Iguaçu estão habilitados a exercerem a sua função de fato junto aos pacientes, a exemplo do planejamento da medicação na dieta, controle de antibióticos e dos cuidados necessários para melhorar a qualidade de vida”, enfatizou Marcele.

A farmácia da UPA João Samek também funciona 24 horas por dia. 

Fonte:

Deixe seu comentário