Portal da Cidade Foz

Imunização

Foz do Iguaçu aplicou mais de 113 mil doses de vacina contra a Covid-19

Na segunda-feira (14) tem continuidade a vacinação da população em geral a partir dos 50 anos; agendamento já está disponível no site da prefeitura.

Postado em 13/06/2021 às 11:13

(Foto: Christian Rizzi/PMFI)

A Secretaria Municipal de Saúde aplicou 113.242 doses de vacina contra a covid-19 até este sábado (12), sendo que 27.027 pessoas já receberam as duas doses, para garantir a imunização. Na segunda-feira (14) continuam sendo vacinadas as pessoas a partir de 50 anos e profissionais de saúde a partir de 35 anos. O agendamento já está disponível no site (vacinacao.pmfi.pr.gov.br).

Também seguem sendo vacinados os públicos prioritários, que não precisam fazer o agendamento prévio. As doses serão aplicadas em 20 Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município.

Conforme nota técnica enviada pela Secretaria Estadual de Saúde (SESA), a Secretaria Municipal de Saúde irá retomar a vacinação de gestantes e puérperas até 45 dias após o parto, que são consideradas grupos prioritários. Ainda conforme a nota, esse grupo deverá receber as vacinas Pfizer ou Coronavac.

“A escolha de vacina para esse grupo segue uma orientação da SESA, com base em dados científicos. Para as demais pessoas, pedimos que não escolham a vacina. Todas as vacinas que estamos recebendo são aprovadas e são eficazes. Vacinar é um ato de amor próprio e com o próximo e é a única forma de vencermos esta pandemia”, destacou a secretária municipal de Saúde, Rosa Maria Jerônymo.

Profissionais de saúde

Os profissionais de saúde a partir de 35 anos das seguintes profissões poderão receber a vacina: assistentes sociais, biólogos, biomédicos, profissionais de educação física, enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, médicos, médicos veterinários, nutricionista, odontólogos, psicólogos e terapeutas ocupacionais. Eles devem levar a carteira do Conselho de Classe, certidão ativa no Conselho de Classe, comprovante de residência e cartão SUS (se tiver).

Grupos vacinados

Seguem sendo vacinados profissionais de saúde, que também devem fazer o agendamento pelo site, forças de segurança e salvamento, e forças armadas, mediante lista enviada pelas corporações, e trabalhadores do transporte aéreo.

Os grupos prioritários podem procurar as Unidades Básicas de Saúde para aplicação das doses. Esse grupo inclui pessoas acima de 60 anos, com comorbidades, gestantes e puérperas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente grave e trabalhadores da educação (ensino básico e superior).

Fonte:

Deixe seu comentário

Outras notícias

data-matched-content-ui-type="image_stacked" data-matched-content-rows-num="2" data-matched-content-columns-num="3">

Mais Lidas