Portal da Cidade Foz

Vacina da Covid-19

Foz do Iguaçu recebe novas doses e começa vacinação de pessoas com comorbidades

Agendamento on-line para a primeira dose deste grupo poderá ser feito ainda nesta quarta-feira (05) no site da Prefeitura.

Publicado em 05/05/2021 às 03:04
Atualizado em

(Foto: Christian Rizzi)

A Prefeitura de Foz do Iguaçu receberá, ainda nesta quarta-feira (05), 8.295 doses da vacina AstraZeneca para dar sequência à Campanha de Vacinação contra a Covid-19. Nesta nova fase, que inicia amanhã (06), serão vacinadas as pessoas entre 55 e 59 anos com comorbidades e com deficiência permanente que recebem o BPC (Benefício de Prestação Continuada). Também haverá continuidade da vacinação em gestantes, puérperas, forças de segurança e idosos nas 20 unidades básicas de saúde.

O agendamento para a primeira dose deste grupo estará disponível na tarde desta quarta (05) no site da Prefeitura de Foz do Iguaçu (http://vacinacao.pmfi.pr.gov.br/).

No dia da vacinação, além dos documentos pessoais e comprovante de residência, as pessoas com comorbidades terão que comprovar a doença. No caso de quem já faz acompanhamento médico no Sistema Único de Saúde (SUS), as informações constam no prontuário do paciente. Os outros integrantes do grupo devem apresentar um formulário padrão preenchido por um médico. O documento também estará disponível no site da prefeitura.

“O sistema de agendamento fará a triagem após a pessoa inserir os dados. Aquelas que são atendidas pelo SUS não precisam do formulário, porque o sistema já faz a relação”, esclareceu a secretária da saúde, Rosa Maria Jerônymo. Segundo ela, atestados médicos serão válidos, assim como a carteirinha das ADIFI (Associação dos Diabéticos de Foz do Iguaçu) para comprovação da doença deste grupo.

Comorbidades

Fazem parte do grupo das comorbidades: Pessoas com diabetes; Pneumopatias crônicas graves; Hipertensão Arterial Resistente (HAR); Hipertensão arterial estágio 3; Hipertensão arterial estágios 1 e 2 com LOA e/ou comorbidade; Insuficiência cardíaca (IC); Cor-pulmonale e Hipertensão pulmonar; Cardiopatia hipertensiva; Sindromes coronarianas; Valvopatias; Miocardiopatias e Pericardiopatias; Doenças da Aorta, dos Grandes Vasos e Fístulas arteriovenosas; Arritmias cardíacas; Cardiopatias congênita no adulto; Próteses valvares e Dispositivos cardíacos implantados; Doença cerebrovascular; Doença renal crônica; Imunossuprimidos; Anemia Falciforme; Obesidade mórbida e Cirrose hepática. A descrição completa das comorbidades está disponível no site: http://vacinacao.pmfi.pr.gov.br/.

Segunda dose

O município também receberá 540 doses para completar a imunização (2ª dose) em trabalhadores da saúde e forças de segurança. Para a segunda dose, não há necessidade de agendamento. A orientação é que a pessoa busque a vacinação no mesmo local onde recebeu a primeira dose.

Fonte:

Deixe seu comentário