Portal da Cidade Foz

Representatividade

Foz do Iguaçu representa região Sul em evento de testagem do Ministério da Saúde

Serão enviados 800 testes que serão realizados na Rua Santo Rafagnin, próximo à aduana brasileira, a partir das 10h.

Publicado em 16/09/2021 às 13:44

(Foto: Christian Rizzi/PMFI)

Foz do Iguaçu foi uma das cinco cidades escolhidas pelo Ministério da Saúde para o lançamento do Plano Nacional de Expansão para Testagem para o Novo Coronavírus. Em Foz, os testes serão realizados na Rua Santo Rafagnin, na Vila Portes, próximo à aduana brasileira, a partir das 10h desta sexta-feira (17). 

A cidade representa no evento toda a região sul do País. Foram escolhidas ainda Natal, representando o Nordeste; Macapá, o Norte; Campo Grande, o Centro-Oeste; e Belo Horizonte, o Sudeste. 

Serão enviados pelo Ministério da Saúde 800 testes rápidos de antígeno, com o tempo de resultado de cerca de 20 minutos, para uso nesta sexta-feira. O objetivo é monitorar a situação epidemiológica e direcionar os esforços do ministério na contenção da pandemia no território nacional. 

A cerimônia de lançamento do programa será transmitida nas redes sociais do Ministério da Saúde e terá a presença do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, e de representantes das quatro regiões do Brasil. Em Foz, o prefeito Chico Brasileiro e o secretário estadual de Saúde, Beto Preto, acompanharão a testagem presencialmente. 

Controle nas fronteiras

Desde o início deste ano, o prefeito Chico Brasileiro, que é vice-presidente da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), solicita ao governos estadual e federal a instalação de barreiras sanitárias nos municípios de fronteira.

“Com a pandemia, tivemos a visão muito clara da situação diferenciada de Foz do Iguaçu, com muitos atendimentos de paraguaios e brasiguaios. A circulação de pessoas na fronteira é intensa, o que aumenta os riscos de transmissão do coronavírus e de novas variantes, por isso fizemos este pedido da barreira sanitária”, comenta a secretária municipal de Saúde, Rosa Maria Jerônymo. 

“Ficamos muito felizes em termos sido selecionados entre as cinco cidades que darão lançamento a esse programa do Ministério da Saúde, e estamos dando todo o suporte logístico e operacional para que a ação seja um sucesso”, complementa Rosa. 

Interdição

A prefeitura informa que para a realização do evento na sexta-feira a Rua Santo Rafagnin e a Rua Cruz e Souza serão interditadas pelo Instituto de Transporte e Trânsito (Foztrans) e a Guarda Municipal.

Fonte:

Deixe seu comentário