Portal da Cidade Foz

Prazo de Validade

Foz do Iguaçu tem 4,5 mil doses de vacinas vencidas por conta da baixa procura

De um universo de 100 mil pessoas acima dos 40 anos que podem tomar a quarta dose contra a covid, menos de 30% procuraram as unidades de saúde.

Publicado em 04/08/2022 às 09:16

(Foto: Christian Rizzi/PMFI)

A Secretaria Municipal de Saúde de Foz do Iguaçu teve cerca de 4,5 mil doses de vacina contra a Covid-19 vencidas, por conta da baixa procura pelas faixas etárias autorizadas a receber. As informações são da Vigilância Epidemiológica.

De acordo com a coordenadora do programa de imunização, Adriana Izuka, as vacinas mais próximas do vencimento são utilizadas antes, seguindo um cronograma estabelecido pela Secretaria de Saúde.

"Nós temos em torno de 29 unidades de saúde e todas tinham um estoque para oferecer. Então município sempre faz esse controle de validade, a gente sempre procura usar antes as vacinas que vencem primeiro, faz o remanejamento entre as unidades para otimizar, mas a gente recebe também vacinas com prazo de vencimento mais curto," explicou ela em entrevista para a RPC.

Izuka também explicou que outras estratégias já foram criadas, buscando evitar o vencimento das vacinas, mas o grande problema, segundo a coordenadora é a procura, classificada por ela como "drasticamente baixa". Ela reforçou a importância de as pessoas procurarem as unidades de saúde e tomarem as doses de reforço.

"O município tentou várias estratégias, a busca ativa que é feita pelos agentes comunitários, ligações telefônicas para os pacientes com doses em atraso. As unidades ampliaram o horário de atendimento. Foi feito um trabalho nas creches para a vacinação das crianças. O que é preciso é que a população entenda que é preciso tomar essas doses de reforço.

No momento, apenas pessoas acima dos 40 anos podem receber a quarta dose da vacina em Foz do Iguacu. Em um universo de 100 mil pessoas nessa faixa etária, menos de 30% procuraram as UBSs. Reduzir a faixa etária também não adiantaria segundo a coordenadora, já que a baixa procura é o grande problema.

Para a coordenadora, os grupos com menor cobertura vacinal são os adolescentes, com apenas 15% do público imunizado com a dose de reforço. As crianças, que precisam de que os pais ou responsáveis as levem nas unidades de saúde, estão com menos de 60% da primeira e segunda doses.

Por conta disso, menos doses de vacinas estão sendo solicitadas, para evitar o desperdício.

Fonte:

Deixe seu comentário