Portal da Cidade Foz

saúde

Gestantes recebem tratamento humanizado com Arte Gestacional em Foz do Iguaçu

Ação foi incluída em atividades de atenção às gestantes na unidade do Porto Belo.

Publicado em 22/01/2020 às 23:57

(Foto: PMFI/Divulgação )

(Foto: PMFI/Divulgação )

“Eu ainda não me sentia grávida nos meses anteriores. Foi só quando vi minha barriga crescer que me senti mãe”. O depoimento é da maquiadora Alana Berlim, 24, grávida de 27 semanas, e que integra o grupo de gestantes atendidas pela Unidade Básica de Saúde do Porto Belo dentro do Grupo de Pais, e participou nesta quinta-feira (23) da ação de Arte Gestacional promovida pela equipe. 

Uma vez por mês, gestantes da região integram encontros na unidade e recebem informações de educação e saúde gestacional, medições e auscultas, além de integrar ações de humanização como a Arte Gestacional ou Ultrassom natural. 

O desenho do bebê, conforme sua idade gestacional, é feito em moldes e depois redesenhado na barriga de cada gestante, com ajuda de lápis de maquiagem para olhos e tinta guache. A ideia foi trazida do nordeste pela residente em enfermagem, Vanessa Gondim. “Lá tínhamos essa experiência e era muito celebrada pelas gestantes. O grupo já tem boa adesão, mas ofertar esse tipo de atividade pode gerar também essa proximidade, esse diálogo, já que muitas vezes os maridos ou membros da família podem ajudar na pintura”, conta. 

Para ela, além do momento de descontração, a arte possibilita reflexões. “O momento da pintura vai gerando essa surpresa, e acaba sendo um momento para falar também do emocional”.

Impressões

Alana, que espera Naiara, estava empolgada com a novidade. “É emocionante ver o resultado”, disse após ver fotos feitas pela equipe. A ação dura pouco mais de 15 minutos. “(Nos encontros) Já aprendi muito sobre amamentação e introdução alimentar aqui na unidade, agora é esperar ela chegar”. 

Andressa Alves está grávida de 35 semanas de sua segunda filha. “Já gosto e participo do grupo e achei esse trabalho muito bonito”, disse ao ter a barriga pintada. 

Conversas

O pré-natal é ofertado pelo SUS, e na unidade o trabalho de educação em saúde ganhou uma nova nomenclatura para atrair a atenção não somente de gestantes, mas também dos pais. O grupo agora é chamado de Grupo de Pais, por envolver não somente as gestantes, mas seus parceiros e parentes.

Numa roda de conversa, organizada pela enfermeira responsável, Lisete Palma, as gestantes recebem informações detalhadas que vão desde o nascimento à amamentação. Nos encontros, a equipe também une-se em torno das mães, e participam não apenas com informações, mas até com pequenos gestos de afeto, como o preparo de uma mesa com café da manhã. “Isso tudo é obra da equipe. Aqui elas recebem orientações e acompanhamento, sabemos que uma mãe com saúde, é uma mãe feliz”, comentou Lisete. 

A unidade Porto Belo conta com três equipes de Saúde da Família, além de ser uma unidade escolar, onde os trabalhos também são feitos através dos residentes multiprofissionais em Saúde da Família da Unila. A UBS é referência para cerca de 10 bairros onde vivem 10 mil pessoas. A UBS atende um público flutuante de gestantes que chega a 70 mulheres.

Fonte:

Deixe seu comentário