Portal da Cidade Foz

saúde

Hemonúcleo de Foz do Iguaçu comemora o Dia Mundial de Doador de Sangue

Celebração será no sábado, dia 15, a partir das 7h30, no Banco de Sangue ao lado do Hospital Costa Cavalcanti.

Postado em 14/06/2019 às 10:48 |

(Foto: Ilustrativa/Pixabay)

O Dia Mundial do Doador de Sangue é comemorado nesta sexta-feira, dia 14, porém o Hemonúcleo de Foz do Iguaçu vai festejar com os doadores no sábado, dia 15, entre 7h30 e 12h. “É um dia que recebemos mais doadores, assim poderemos envolver mais pessoas nas atividades que iremos realizar”, frisa a enfermeira responsável pela captação, Lidiane Silva.

Em um clima diferente, a valorização e o reconhecimento foram as formas escolhidas para agradecer aos doadores pela ajuda e contribuição. “Teremos uma decoração exclusiva para esta data, um café da manhã especial e ainda entregaremos um mimo para todos os nossos doadores”, acrescenta Lidiane.

A enfermeira reforça: “Para que consigamos manter a estabilidade do estoque dos hemocomponentes, necessitamos diariamente da constância de doadores. Portanto nosso desejo é fidelizar o doador de sangue”.  

Para estimular este ato tão importante e mostrar que heróis existem na vida real, a Associação de Combate ao Câncer - Anjos do Bem visitará o Hemonúcleo. “Eles querem mostrar que os doadores de sangue salvam pessoas sem precisar de nenhum super poder especial, e nós do Hemonúcleo concordamos com isso”, conclui a enfermeira. O grupo trará também música ao vivo para marcar o dia de forma especial.

O Plano de Saúde Itamed é incentivador da ação. Durante todo mês de junho estará decorado e conscientizando as pessoas que passam no local sobre a importância da Doação de Sangue.

É rápido, fácil e não dói!

Ao contrário do que muitos pensam, o ato de doar sangue é mais rápido do que se imagina — cinco a sete minutos —, é tranquilo, não emagrece e mesmo o tamanho da agulha sendo intimidante, o procedimento é praticamente indolor. São retirados 450ml por doador. O homem pode realizar a doação até quatro vezes por ano, com espaços de dois meses entre uma doação e outra, e a mulher, até três vezes, com intervalo de 90 dias.

Ter mais de 18 anos, estar descansado e em boas condições de saúde, pesar no mínimo 50 kg, estar bem alimentado e ter em mãos um documento oficial com foto, são algumas das regrinhas solicitadas pelos Bancos de Sangue.

Serviço - O Hemonúcleo atende de 2ª a 6ª-feira, das 8h ao meio dia, e das 13 às 17 horas e aos sábados das 7h30 ao meio-dia. Fica localizado ao lado do Hospital Costa Cavalcanti, na Av. Gramado, 364.

Mais informações pelo telefone 3576.8020 ou pelo e-mail: hemonucleofoz@hmcc.com.br.

Fonte:

Deixe seu comentário