Portal da Cidade Foz

Reconhecimento

Hospital Costa Cavalcanti recebe recertificação de acreditação hospitalar

Avaliação atestou a excelência em gestão e a busca da qualidade e seus resultados no HMCC. Esta é a terceira vez que a instituição conquista o certificado.

Publicado em 03/12/2020 às 21:23

(Foto: Kiko Sierich)

(Foto: Kiko Sierich)

O Hospital Ministro Costa Cavalcanti (HMCC) conquistou a recertificação de acreditação hospitalar nível 3 – Acreditado com Excelência, um reconhecimento a hospitais que possuem excelência em gestão e a busca da qualidade e seus resultados. A notícia foi recebida nesta quarta-feira, dia 2, após dois dias de avaliação pelo Instituto Qualisa de Gestão (IQG), credenciado pela Organização Nacional de Acreditação (ONA).

Para o diretor-superintendente do HMCC, Fernando Cossa, o certificado atesta a qualidade estrutural e de serviços oferecidos no centro hospitalar. “Crescemos todos juntos. Nosso hospital está sempre em busca de oferecer o melhor aos pacientes, tanto na área assistencial, quanto na administrativa, e para isso, também é preciso uma estrutura completa, equipamentos de ponta, profissionais capacitados, e processos e fluxos bem alinhados para proporcionar os melhores resultados. Tudo caminha junto”, afirmou o diretor, que continuou: “É importante que cada setor realize seus processos com o foco de garantirmos nossa missão, somente assim podemos garantir um atendimento de excelência”, destacou Fernando.

A avaliação ocorrida na terça, dia 1º, e quarta-feira, dia 2, faz parte da metodologia da certificação. Desde o primeiro ano em que foi Acreditado, em 2007, o HMCC passa por avaliações periódicas e, após conquistar o nível 3, a cada três anos uma visita de recertificação.

Segundo a gerente da Assessoria de Gestão e Qualidade, Simone Simon, a recertificação deste ano foi diferente. “Todos os projetos foram entregues no prazo, apesar dos desafios do ano, e com evidência de resultados. Agora, nossa meta é fazer com que estes processos sejam ainda melhores, fortalecendo a integralidade do cuidado centrado no paciente. E a expectativa para as próximas visitas é novamente ter a tranquilidade e oportunidade em demonstrar nossos ciclos de melhorias com foco na qualidade e segurança assistencial”, salientou.

A avaliação contou com o acompanhamento de 34 setores que compõem o HMCC, inclusive empresas terceiras que prestam serviços ao hospital, como a VitaImagem, Nefroclínica, Helper, Oxifoz e Brasanitas.

“Nestes últimos três anos, desde que passamos pela última recertificação, e, principalmente, em 2020, manter este padrão de qualidade em todos os nossos processos, deve ser motivo de orgulho para todos os nossos colaboradores. Somos uma família que cuida de tantas outras. Nosso muito obrigado a todos”, agradeceu o superintendente.

O Hospital Costa Cavalcanti recebeu a certificação de nível 1 no ano de 2007, e a de nível 2 em 2012. Já a de nível 3 aconteceu em 2014. Juntos, elas garantem a segurança, capacitação profissional, normas, rotinas, protocolos, excelência em gestão e a busca da qualidade e seus resultados dentro da instituição.

Organização Nacional de Acreditação

O título de Acreditação é conferido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), organização não-governamental comprometida com a viabilização de um processo de melhoria contínua, qualidade e produtividade no setor de saúde em todo o Brasil.

A Acreditação de serviços de saúde é um sistema de avaliação externa, voluntário, periódico e reservado. Obter um certificado é demonstrar para a sociedade a responsabilidade de todos os envolvidos (do hospital), com a qualidade da assistência prestada.

Fonte:

Deixe seu comentário