Portal da Cidade Foz

Recuperado

Hospital Ministro Costa Cavalcanti celebra mais uma alta hospitalar da covid-19

O paciente estava internado há mais de 20 dias e deixou o local com muita emoção.

Publicado em 30/10/2020 às 21:09

(Foto: Eduardo Diniz)

(Foto: Eduardo Diniz)

(Foto: Eduardo Diniz)

(Foto: Eduardo Diniz)

O Hospital Ministro Costa Cavalcanti (HMCC), mantido pela usina de Itaipu, registrou a 192ª alta de um paciente com covid-19 recuperado em Foz do Iguaçu. José Matiuc, de 68 anos, estava internado desde 10 de outubro, ou seja, há mais de 20 dias. Ele deixou a unidade hospitalar nesta sexta-feira, dia 30. Familiares, colaboradores e médicos do HMCC comemoraram a alta. Balões de bem-vindo e muita alegria e emoção marcaram a saída dele do hospital.

O paciente saiu agradecido e surpreso com a festa organizada pela família. “Queria agradecer as equipes que me atenderem, vocês me deram a oportunidade de ter vida. Eu venci”, disse.

Durante a internação, o paciente passou 14 dias respirando por aparelhos, e apesar da gravidade do caso — ele tinha comorbidades, como hipertensão arterial sistêmica e dislipidemia — o quadro de saúde dele evoluiu bem, demonstrando uma grande vontade de vencer a batalha contra a doença.

Segundo o diretor técnico do HMCC, Dr. Rodrigo Romanini, "Cada alta é uma vitória. Estamos muito contentes com mais esta”, enfatizou o diretor.

Atualmente, o HMCC tem 19 pacientes internados na Unidade de Tratamento da Covid-19. Desses, 18 estão em leitos de UTI e um outro na unidade semi-intensiva. Outros sete estão na enfermaria da Unidade de Transição.

Apoio

Itaipu tem desempenhado um papel fundamental no enfrentamento ao novo coronavírus em Foz do Iguaçu e todo Oeste do Paraná. A usina investiu mais de R$ 24 milhões só na reestruturação do hospital para o enfrentamento da pandemia, com compra de insumos e equipamentos, além de cobertura dos gastos de pacientes que seriam atendidos pelo SUS. “Esses investimentos atendem diretrizes do governo federal de humanização da saúde da nossa gente, uma das principais pautas da gestão do general Silva e Luna à frente da usina de Itaipu”, diz o coronel Jorge Aureo, assessor especial e coordenador do GT Estratégico da Covid-19 da margem brasileira da usina.

O HMCC também credenciou o Laboratório de Saúde Única do Centro de Medicina Tropical (CMT) como representante do Laboratório Central do Paraná (LACEN/ PR) para realizar os exames de covid-19, o que permitiu a emissão dos resultados de PCR em um tempo médio de 4 horas. Por ali foram realizados 24.893 exames.

Fonte:

Deixe seu comentário