Portal da Cidade Foz

Mais Profissionais

Hospital Municipal de Foz do Iguaçu recebe 21 novos médicos residentes

Os novos residentes trazem um pouco de fôlego ao hospital municipal, que tem 100% dos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) ocupados.

Publicado em 01/03/2021 às 06:16

(Foto: Divulgação)

O Hospital Municipal Padre Germano Lauck, de Foz do Iguaçu, recepcionou nesta segunda-feira, 1º de março, os 21 novos médicos residentes que fazem parte do Programa de Residência Médica da Secretaria Municipal da Saúde.

Fazem parte da turma residentes nas especialidades de Clínica Médica, Medicina de Família e Comunidade, Ortopedia, Cirurgia Geral e Psiquiatria. O programa é aprovado pelo Ministério da Educação, com bolsas de residência médica aprovadas pelo Ministério da Saúde. Os novos residentes trazem um pouco de fôlego ao hospital municipal, que tem 100% dos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) ocupados, utilizando recursos extras para garantir o atendimento aos pacientes com Covid-19.

A secretária municipal de Saúde, Rosa Jeronymo, ressaltou a importância do trabalho desses residentes na atuação no hospital, que oferece 100% dos atendimentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). ”Vocês serão responsáveis elo bom acolhimento aos usuários do SUS e será exatamente isso que definirá o sucesso de cada profissional: a relação médico-paciente sempre guiada pelo respeito e pela responsabilidade social”, concluiu a secretária.

O diretor-presidente do Hospital Municipal, Sergio Fabriz, destacou que os novos residentes têm muito a contribuir com a instituição, que já recebeu quatro ampliações desde o início da pandemia, mas precisa muito dos profissionais, especialmente neste momento crítico da pandemia. “Estamos vindo de grandes transformações na estrutura da instituição e de um enorme aprendizado no enfrentamento ao novo coronavírus. E os residentes são uma parte fundamental da força de trabalho do hospital”, disse Fabriz.

A coordenadora da Comissão de Residência Médica, Luz Marilda Cardona, comentou sobre a responsabilidade dos novos residentes. “Vocês têm em mãos a vida das pessoas, que podem depender de segundos de ação. Que vocês possam enxergar, em cada paciente que atenderem, seus pais, suas mães, seus filhos”.

A nova turma de residentes – a sétima do Programa da Secretaria Municipal de Saúde – recebeu o Manual Interno da Comissão e o Manual dos Residentes, documentos com as diretrizes e normas que irão nortear a atuação. Os médicos foram selecionados por meio de um concurso público e deverão permanecer em Foz do Iguaçu, pelo período de dois ou três anos, conforme a especialidade.

Fonte:

Deixe seu comentário