Portal da Cidade Foz

SOLIDARIEDADE

Junho Vermelho reforça a doação de sangue para o Hemonúcleo de Foz do Iguaçu

Com a chegada do frio, as doações de sangue tendem a ficar mais baixas nessa época do ano.

Publicado em 03/06/2025 às 15:15

(Foto: Divulgação | GOV Paraná )

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde (Sesa), lançou ontem (02) a campanha “Doe sangue, doe vida” para incentivar as doações durante o Junho Vermelho, mês de conscientização sobre a importância da doação – 14 de junho é o Dia Mundial do Doador de Sangue.

Porém, com a chegada do frio, as doações tendem a diminuir. De acordo com a coordenadora do Hemonúcleo de Foz do Iguaçu,Wiliene Maria Osinaga Barboz, as doações devem ser feitas todos os dias,  "principalmente porque as plaquetas, um dos componentes essencial do sangue, tem validade de apenas cinco dias", afirma a gestora. 

No momento, as tipagens de maior necessidade são O negativo e O positivo."Porém, todas são importante", relembra Wiliene. 

Como doar

Para evitar filas e manter o equilíbrio dos estoques, o Hemonúcleo pede que os doadores realizem o agendamento prévio pelos seguintes canais: telefone 45-3576 8020, WhatsApp 45- 99146 9059 e e-mail doesangue@itamed.com.br. 

Os candidatos precisam estar bem alimentos, levar um documento oficial com foto."Não pode apresentar sintomas gripais, pesar mais que 50kg, e no geral estar bem de saúde", finaliza a coordenadora. 

Fonte:

Deixe seu comentário

Participe do grupo do Portal da Cidade no WhatsApp