Portal da Cidade Foz

Saúde

Mais de 7 mil pessoas já receberam a vacina contra a gripe na fronteira

Idosos e mulheres em período de pós parto são os grupos com maior cobertura até o momento; Campanha segue até o dia 1º de junho.

Publicado em 27/04/2018 às 05:32

(Foto: Divulgação/PMFI)

Em menos de quatro dias – de 23 a 26 de abril -  a Campanha de Vacinação contra a Influenza já imunizou 7.058 pessoas em Foz do Iguaçu.  Os idosos representam o grupo com maior cobertura até o momento, cerca de 20,8%, seguido das puérperas (mulheres em período de até 45 dias após o parto), com 16,6% de cobertura. 

Também fazem parte do grupo de risco as gestantes (8,9% de cobertura), professores (4,32%), doentes crônicos (7,75%), trabalhadores da saúde (6,59%) e crianças de 6 meses a menores de 5 anos (4,49%). 

A Campanha pretende imunizar 65.199 pessoas até o dia 1º de junho. A vacina está disponível em todas as 28 Unidades Básicas de Saúde, conforme o horário de funcionamento, que pode ser consultado no Portal Saúde Foz (http://www.saudefoz.com.br). 

O objetivo da vacinação é reduzir a mortalidade, as complicações e as internações decorrentes das infecções pelo vírus da influenza, na população alvo definida.

De acordo com Adriana Izuka, coordenadora do Programa de Imunização do Município, a procura pela vacina está boa e deve até aumentar nos próximos dias. “Historicamente as coberturas de vacinação contra a Influenza são boas, e a procura, especialmente dos idosos, realmente nos surpreende”, disse. “No entanto, vale ressaltar que temos 65 mil pessoas para vacinar e muitos grupos estão com cobertura baixa, como é o caso das crianças e gestantes, por exemplo”. 

No dia 12 de maio (Sábado), a Secretaria de Saúde realizará o Dia “D” de Vacinação, e todos os postos estarão abertos. Portanto, quem não tem disponibilidade durante a semana, poderá procurar a UBS neste dia. Também devem receber a vacina funcionários do sistema prisional e pessoas privadas de liberdade.

Documentação

Para receber a dose, é necessário apresentar um documento de identificação e carteira de vacinação. Os professores da Rede Pública ou Particular de Ensino devem apresentar juntamente com o documento de identificação, a declaração da instituição de ensino em que trabalha, a qual deverá ser apresentada e retida no ato da vacinação. Doentes crônicos precisam de uma prescrição médica. 

Números

De janeiro até agora, foram registrados 29 casos de Influenza em Foz do Iguaçu, 22 de Influenza A e 7 do tipo B. Um óbito por Influenza H3N2 foi registrado esse ano. O idoso tinha 69 anos, era paciente oncológico, ex-tagabista e não havia tomado a vacina contra gripe. 


Fonte:

Deixe seu comentário