Portal da Cidade Foz

saúde

Mais de 80% dos idosos já tomaram vacina contra a gripe em Foz do Iguaçu

Os números refletem o sucesso da estratégia da vacinação feita de casa em casa para esse grupo de risco.

Publicado em 04/04/2020 às 02:57

(Foto: Divulgação/PMFI)

Em menos de duas semanas do início da primeira fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, a Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) já imunizou 87% da população idosa. De acordo com o boletim do Programa Municipal de Imunização, foram aplicadas 17.713 doses entre as pessoas acima de 60 anos. Os números refletem o sucesso da estratégia da vacinação feita de casa em casa para esse grupo de risco em Foz do Iguaçu. 

“Foz foi o primeiro município a adotar essa medida para garantir o isolamento do idoso e protegê-lo contra o Coronavírus. Fazer a vacinação de casa em casa também é essencial para que todos os idosos sejam imunizados, pois a saúde está indo ao encontro deles”, enfatizou o vice-prefeito e secretário municipal de saúde, Nilton Bobato. 

Nesta primeira fase, que teve início em 23 de março e segue até o dia 16 de abril, a campanha também é voltada aos profissionais de saúde. Ao todo, foram 4.924 doses aplicadas nesse grupo, representando 79% da cobertura. 

Além da vacinação de casa em casa, no último final de semana o município realizou a ação no sistema Drive-Thru e conseguiu atender 5.800 idosos. Até o final da primeira etapa, devem ser vacinados cerca de 22 mil idosos.

Dúvidas

A Secretaria orienta os moradores que tiverem dúvidas sobre a vacinação a ligarem para as unidades de saúde mais próximas de casa. “É preciso ter calma que a vacina vai chegar até os idosos. É muito importante que se mantenham em casa e se tiverem dúvidas, liguem para as unidades, mas não saiam de suas residências”, afirmou Bobato. 

Etapas

O Ministério da Saúde incluiu os caminhoneiros na segunda fase de vacinação contra a gripe, que começa no dia 16 de abril. A segunda fase inclui também doentes crônicos, profissionais de segurança, salvamento e motoristas de transportes coletivos e portuário. 

Na terceira fase, que inicia em 09 de maio, serão vacinadaos os professores, as crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas, povos indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medida socioeducativas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e adultos de 55 a 59 anos de idade.

Fonte:

Deixe seu comentário