Portal da Cidade Foz

Tratamento

Pacientes diagnosticados com Afasia passam a ser atendidos em grupo pelo CER IV

Trabalho multidisciplinar de reabilitação física estimula a recuperação da capacidade de comunicação entre os pacientes.

Publicado em 29/04/2022 às 09:07

(Foto: Divulgação/PMFI)

Desde 2018, as equipes do Centro Especializado em Reabilitação (CER-IV), oferecem atendimentos e celebram as evoluções de pacientes com afasia. Para ampliar os resultados, a equipe responsável passou a adotar o método de reabilitação em grupo, estimulando ainda mais as relações e comunicação entre os pacientes. 

O atendimento interdisciplinar é feito entre fonoaudiologia, terapia ocupacional e fisioterapia. São estímulos que desenvolvem a coordenação motora, linguagem oral e cognitiva, partes afetadas pela doença que causa a perda parcial ou total da capacidade de expressar ou compreender a linguagem falada ou escrita. 

Conforme conta a gerente de serviços técnicos do CER-IV, Caroline Ribeiro, recentemente casos da doença se tornaram conhecidos com o diagnóstico de personalidades como o ator Bruce Willis e o cartunista Angeli. 

“A doença ganhou notoriedade recentemente, porém, esse trabalho de reabilitação física no CER-IV sempre foi um dos principais atendimentos prestados por nossa equipe, sempre com muito estudo e avanço nos métodos utilizados”, disse. 

Grupos de sucesso

De acordo com a fonoaudióloga Bruna Rocha, os grupos são divididos entre homens e mulheres, com a possibilidade de até cinco integrantes em cada horário. Os atendimentos são realizados semanalmente, nos períodos da manhã e tarde. 

“Tem sido um sucesso! Preferimos atuar inicialmente dessa forma para dar maior liberdade aos pacientes. Estamos radiantes com os resultados. Alcançamos resultados com os pacientes que eram inimagináveis, devido à gravidade da lesão. Ações que podem parecer simples, mas tornaram a rotina deles melhor”, celebrou. 

Os atendimentos são oferecidos sempre gratuitamente pelo equipamento da Secretaria Municipal de Saúde, com pacientes encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde. 

“O CER-IV atua em frentes que são de extrema importância para a saúde pública de Foz. Cada atendimento é recheado de grandes histórias e pacientes que se recuperam e aprendem a viver em um novo mundo, sempre auxiliados por profissionais competentes”, frisou a secretária de Saúde, Jaqueline Tontini.

Fonte:

Deixe seu comentário