Portal da Cidade Foz

saúde

Palhaços de hospital, Trupe da Saúde visita Foz do Iguaçu neste sábado

No sábado, dia 14, a equipe visita pela manhã o Hospital Costa Cavalcanti.

Publicado em 13/12/2019 às 08:49
Atualizado em

(Foto: Divulgação)

Com 20 anos de experiência nos principais hospitais de Curitiba, a Trupe da Saúde estará no Oeste do Paraná, de 11 a 14 de dezembro, para realizar visitas em hospitais em Medianeira, Cascavel e Foz de Iguaçu. O grupo de palhaçaria de hospital compartilhará sua metodologia de trabalho, reconhecida como Tecnologia Social, com pacientes e profissionais da região. No sábado, dia 14, a equipe visita pela manhã o Hospital Costa Cavalcanti. 

Hoje, com 12 palhaças e palhaços profissionais, a Trupe da Saúde está integrada ao cotidiano de milhares de pacientes do SUS internados em Curitiba, visitando semanalmente os hospitais Pequeno Príncipe, Erasto Gaertner, Cruz Vermelha, Evangélico Mackenzie e Hospital de Clínicas da UFPR. Produzida pela ONG Unicultura desde 2001, a Trupe já atendeu 360 mil pessoas. A turnê no Oeste é promovida pela cooperativa Lar Agroindustrial.

Metodologia

O elenco é composto por profissionais das artes cênicas, com registro profissional e formação na área, selecionados pela coordenação artística para fazer parte do projeto. Com 20 anos de experiência dentro dos hospitais e sempre em constante atualização, a Trupe da Saúde, respeita as rotinas de higienização, precaução de contato e cuidados especiais de cada unidade médica.

Em duplas, as palhaças e palhaços visitam semanalmente os mesmos quartos, corredores e enfermarias, interagindo com pacientes de todas as idades, acompanhantes e equipes hospitalares. O foco são as intervenções artísticas, afetuosas e empáticas, atentas às necessidades do ambiente e de cada paciente, com base nas linguagens da palhaçaria, do improviso, da música e do brincar.

Todas as semanas, o elenco tem encontros de reavaliação das vivências do hospital, com aprimoramento técnico e terapêutico sob supervisão de psicólogo e da coordenação artística. Além do elenco, a Trupe da Saúde também conta com uma equipe nos bastidores do projeto. São profissionais de coordenação, produção, comunicação e serviços gerais que fazem o trabalho acontecer e fluir da melhor maneira possível.

Tudo isso é realizado por meio das Leis de Incentivo à Cultura, pelas quais empresas e pessoas físicas patrocinam e apoiam o projeto. O trabalho da Trupe da Saúde é acompanhado por pesquisadores, que buscam identificar nesta atividade resultados já observados no exterior: crianças mais ativas em seus tratamentos, aceitando melhor exames e medicamentos; mães, pais, cuidadoras e cuidadores ficam mais confiantes; e profissionais de saúde relatam diminuição do estresse no ambiente hospitalar.

Fonte:

Deixe seu comentário