Portal da Cidade Foz

Epidemia

Pessoas com sintomas de dengue devem procurar o Poliambulatório no fim de semana

Unidade do Porto Meira atenderá os casos suspeitos; UPAs estão dedicadas a assistir os casos mais graves.

Publicado em 01/04/2023 às 10:22

A Secretaria Municipal de Saúde orienta as pessoas com sintomas de dengue - dor de cabeça, dores nas articulações, febre e manchas vermelhas no corpo - que, durante o final de semana, busquem o Poliambulatório do Porto Meira para atendimento. 

No sábado e domingo, quando as unidades básicas de saúde estarão fechadas, o Poliambulatório dará assistência aos casos menos graves - dengue tipo A e tipo B, enquanto as duas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) estarão voltadas aos pacientes mais graves e também outros casos de urgência e emergência. 

“Reforçamos as equipes para prestar esse primeiro atendimento no Poliambulatório. Caso o paciente seja diagnosticado como sendo de maior risco, será encaminhado para as UPAs ou para unidade hospitalar”, destacou a secretária municipal de Saúde, Rose Meri da Rosa. 

Mudança no fluxo

Diante da epidemia da doença, que tem quase 22 mil casos notificados no ano epidemiológico 2022/2023, a Secretaria Municipal de Saúde tem feito esforços para garantir o atendimento a toda população e desafogar as UPAs. 

Desde quarta-feira (29), as 29 Unidades Básicas de Saúde estão atendendo, além da demanda espontânea dos pacientes com suspeita da doença, os pacientes com dengue tipo B - que precisam de acompanhamento diário, com exames e hidratação, mas não necessitam de internamento. 

Nesta semana, também foi anunciado um convênio entre o Governo do Estado e a Prefeitura para a abertura de 50 leitos para casos mais graves de dengue, no Hospital Cataratas.

Fonte:

Deixe seu comentário