Portal da Cidade Foz

saúde

Postos de saúde abrem neste sábado para vacinar contra a dengue

Campanha teve início em 20 de março e até agora pouco mais de 1.300 jovens foram imunizados.

Publicado em 10/04/2018 às 08:59

(Foto: Divulgação/PMFI)

As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Foz do Iguaçu estarão abertas nesta sábado (14) para a terceira e ultima etapa de vacinação contra a dengue. Jovens de 15 a 27 anos que tenham recebido a primeira e a segunda dose podem procurar a unidade mais próxima de casa para garantir a imunização. 

Desde que teve início, no dia 20 de março, a campanha imunizou 1.345 jovens – 13% do total esperado, que são 10.427 pessoas. 

“É importante que as pessoas que já tomaram a vacina contra a dengue terminem o esquema agora. Vale lembrar que a vacina é segura e ajuda a proteger toda a população, porque imunizando este público (de 15 a 27 anos), a circulação do vírus será reduzida, e consequentemente protegemos as outras faixas etárias”, explicou a responsável pelo Programa de Imunização do município, enfermeira Adriana Izuka. 

Equipes da Secretaria Municipal da Saúde e da Nona Regional de Saúde também estão percorrendo colégios, universidades, shoppings, supermercados e pontos estratégicos do comércio com intuito de aumentar a cobertura de vacinação. 

A campanha seguirá até o dia 28 de abril em todas as unidades básicas de saúde (UBS), de segunda à sexta-feira, conforme horário de atendimento das salas de vacina, que pode ser consultado no site: www.saudefoz.com.br. 

Para completar o esquema de vacinação, são necessárias 3 doses, com intervalo de seis meses entre as aplicações. 

Contraindicação 

A vacina é contra indicada para gestantes e lactantes; pessoas com baixa imunidade congênita ou adquirida; em tratamento com corticoides em dosagens elevadas e prolongadas; pessoas em tratamento de radioterapia e quimioterapia; pessoas em estado febril (neste caso, é necessário aguardar a melhora da febre para se vacinar), e pessoas com HIV/AIDS.  

Serviço

Das 28 Unidades Básicas de Saúde, 19 atenderão das 8h às 16 horas, e 9 vão funcionar das 8h às 12 horas. São elas: Sol de Maio, Lagoa Dourada, Jardim Jupira, Portal da Foz, Vila Adriana, Parque Presidente, Maracanã, Ouro Verde e Carimã. 

Fonte:

Deixe seu comentário