Portal da Cidade Foz

saúde

Prefeito Chico Brasileiro anuncia Nilton Bobato para Secretaria de Saúde

Transição inicia nesta semana e segue até dia 30 de abril com reorganização das equipes.

Publicado em 17/04/2019 às 04:01

(Foto: Divulgação/PMFI)

O vice-prefeito Nilton Bobato será o novo secretário de saúde do município. O anuncio oficial foi feito na tarde desta quarta-feira (17), pelo prefeito Chico Brasileiro, durante uma coletiva de imprensa na Fundação Cultural. 

A transição dos secretários acontece a partir desta semana e segue até o final do mês de abril, quando Kátia Yumi Uchimura retoma os trabalhos em Curitiba. “Precisamos fazer a transição para estudar a equipe e buscar as melhores alternativas”, comentou Bobato. 

Durante a coletiva, o prefeito Chico Brasileiro elogiou o trabalho desenvolvido pela secretária Kátia ao longo de pouco mais de um ano à frente da pasta. “O pedido de afastamento veio dela, e não da administração. Entendemos que a sua participação foi fundamental para que a nossa saúde pudesse ganhar um rumo, um caminho. Ela organizou, montou projetos estratégicos para nos ajudar a enxergar a saúde de hoje e de amanhã. Agora, vamos dar continuidade a esse trabalho com a participação do Bobato”.

Sobre a indicação do vice, Brasileiro comentou que Bobato será a presença do governo na saúde. “Justamente para reforçarmos que precisamos de um trabalho integrado, pois a saúde é prioridade de fato”.

Para Nilton Bobato, a reconstrução da saúde anunciada nesta administração já deu seus principais passos e deve continuar acontecendo até o final do mandato. “Havia uma tarefa de promover um resgate da saúde, pois estávamos num buraco provocado pela corrupção de gestores anteriores. A Kátia ajudou a reconstruir, com olhar técnico. O que faremos daqui para frente é dispor dos resultados, mas também precisamos ouvir, e achar um meio termo entre sonho e o que é possível ser feito”, disse.  

Conquista

Entre as conquistas durante a administração de Kátia, está o índice histórico de mortalidade que chegou a 9,4 a cada mil nascidos vivos. “Esse resultado está diretamente ligado aos serviços da atenção primária. Deixamos de ser um município sem pré-natal para virarmos um exemplo de organização”, disse o prefeito.

Kátia Yumi fez um agradecimento especial à equipe da secretaria de Saúde e confirmou a continuidade de trabalhos já iniciados na secretaria. “Trabalhamos internamente na organização de projetos e isso deve ter seus primeiro resultados a partir de agora. Já temos alguns resultados nos indicadores, e a presença do Bobato deverá impulsionar na agilidade”.

O prefeito anunciou para a esta semana a homologação do concurso e o chamamento de novos profissionais na saúde para o mês de maio. O déficit de trabalhadores na saúde é hoje um dos principais desafios a ser superado.  

Avanços conquistados na saúde

Organização de processos e fluxos, integrando os serviços antes dispersos em uma rede assistencial;

Implantação do e-SUS e PEC (Prontuário eletrônico do cidadão) na atenção básica, atingindo a 33a colocação na produção informada no SISAB/MS entre os municípios brasileiros;

Ampliação da oferta de consultas especializadas e exames de diagnóstico;

Implantação de horário estendido na atenção básica;

Implantação de sistema de regulação para consultas e cirurgias eletivas;

Qualificação das ações de vigilância em saúde, com articulação junto à OPAS - Brasil para implantação de sala de situação em saúde;

Reorganização dos processos de trabalho na assistência e gestão;

Organização e integração da oferta de ações e serviços na perspectiva de Redes de Atenção à Saúde;

Implantação de linhas de cuidado prioritárias, com avanços e resultados na saúde da criança e da mulher, como a queda na taxa de mortalidade infantil para 9,45/1.000 N.V. e ampliação da cobertura vacinal.

Fonte:

Deixe seu comentário