Portal da Cidade Foz

Primeira Dose

Foz do Iguaçu alcança 100% da população adulta vacinada contra a Covid-19

A expectativa da Secretaria Municipal de Saúde é vacinar 70% da população adulta com as duas doses até 15 de outubro.

Publicado em 03/09/2021 às 17:30
Atualizado em

(Foto: Christian Rizzi/PMFI)

Nesta sexta-feira (03), Foz do Iguaçu completou 100% da população adulta (acima de 18 anos) vacinada com a primeira dose contra a covid-19. É a primeira grande cidade do Paraná e também está entre os principais destinos turísticos a alcançar esta meta.

"A vacina salva vidas e para nós, uma cidade do turismo, é muito importante para a segurança dos visitantes que já estão escolhendo Foz para passar os finais de semana e os feriados", disse o prefeito Chico Brasileiro.

Entre as grandes cidades do país, São Paulo aplicou o número de doses superior à população, mas admite que pode ter vacinado pessoas de outros municípios, já que apenas a partir de maio passou a exigir o comprovante de endereço para aplicação dos imunizantes. Salvador e Florianópolis afirmam que vacinaram 100% da população acima dos 18 anos e o Rio de Janeiro está próximo de bater a meta. As três cidades, junto com Foz, formam os principais destinos turísticos no Brasil.

Foz do Iguaçu, que espera receber entre 17 mil e 20 mil turistas neste feriado prolongado (de sábado, 4, a terça-feira, 7), está na frente da vacinação porque recebeu doses extras do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual da Saúde por sua condição de fronteira. As cidades fronteiriças estão recebendo lotes com mais vacinas para evitar a circulação de variantes do coronavírus na fronteira brasileira.

Por esta mesma razão, brasileiros que moram no Paraguai se vacinaram em Foz, o que aponta para uma outra situação. "Os dados populacionais estimados pelo Ipardes e IBGE já foram ultrapassados. Por exemplo, na faixa etária entre 30 a 40 anos, especialmente de 30 a 44 anos, já chegamos a vacinar 110% desta população, ou seja, vacinamos nove mil pessoas a mais do que estava previsto", disse a secretária municipal de Saúde, Rosa Jeronymo.

Mais vacinas

Para chegar ao número mais próximo, a prefeitura finaliza nesta sexta-feira um cadastro para as pessoas acima de 18 anos que ainda, por um motivo ou outro, não receberam a primeira dose dos imunizantes. "Esse cadastro não é agendamento, é apenas um levantamento para chegar ao quantitativo de pessoas e buscar o restante das vacinas na Secretaria Estadual de Saúde e no Ministério da Saúde", disse Rosa Jeronymo.

Foz do Iguaçu já recebeu 304.599 vacinas e aplicou 281.907, o que corresponde a 100% da população adulta vacinada com a primeira dose e 45,8% com a segunda. A expectativa é vacinar 70% da população adulta com as duas doses até 15 de outubro.

"Reforçamos que as pessoas tomem a segunda dose porque a imunização só é garantida com a vacinação completa, ou seja, com as duas doses. Também reforçamos que todos os cuidados sanitários devem ser mantidos, principalmente o uso de máscara, a higiene das mãos e o distanciamento social, evitando as aglomerações", disse. Rosa Jeronymo.

Fonte:

Deixe seu comentário