Portal da Cidade Foz

Tratamento

Prefeitura de Foz do Iguaçu retoma programa de combate ao tabagismo

Nove unidades oferecem tratamento gratuito para quem deseja parar de fumar.

Publicado em 15/08/2018 às 03:02

(Foto: Divulgação)

A Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) retomou no mês de junho o Programa de Controle do Tabagismo. Atualmente, oito unidades oferecem o tratamento para quem deseja parar de fumar. São elas: UBS do Jardim São Paulo 1, Morumbi 2, Ouro Verde, Padre Monti, Cidade Nova, Sol de Maio, Três Bandeiras e o CEM (Centro de Especialidades Médicas). Amanhã (16) tem início um novo grupo no Centro de Atenção psico Social (CAPS ad), na Vila Yolanda. 

O Programa tem como objetivo reduzir a prevalência de fumantes e a consequente mortalidade relacionada ao consumo de derivados do tabaco. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), quem fuma corre o risco de ter uma ou mais das 56 doenças causadas pelo tabaco. Esse é um hábito que encurta a vida por causar graves problemas respiratórios e no coração, além de diversos tipos de câncer.

Considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) a principal causa de morte evitável em todo o mundo, o tagabismo também foi o tema escolhido pela SMSA para a Campanha Agosto Azul, mês dedicado à prevenção da saúde do homem. 

“Neste mês, as equipes de saúde intensificam ações dentro do tema, mas também incentivam a participação do homem nas consultas, rodas de conversa e para a realização de exames, como testes para diabetes, hipertensão, Aids e hepatite que estão disponíveis na rede pública e podem identificar enfermidades ainda em estágios iniciais”, explica a secretária de saúde, Katia Yumi Uchimura. 

Grupos 

O Programa de Controle do Tabagismo estava suspenso por falta de repasses de medicamentos via Governo Federal (Ministério da Saúde), mas foi retomado em junho deste ano em 5 unidades, e agora em agosto outras 3 iniciaram os grupos de apoio. 

“Realizamos uma capacitação com médicos cadastrados no programa, nos meses de abril e maio e temos mais um treinamento previsto para o mês de setembro”, disse a coordenadora do programa no município, Sandra Palmeira Gomes. Segundo ela, o Ministério da Saúde preconiza que o tempo de tratamento seja de um ano, “mas cada paciente reage de maneira diferente ao tratamento, podendo o prazo ser reduzido”. Toda a medicação prescrita aos pacientes é fornecida gratuitamente pela Secretaria de Saúde. 

Doenças 

O tabaco é composto por produtos químicos altamente prejudiciais à saúde. Muitas pessoas não sabem o que estão consumindo, por isso também desconhecem o potencial nocivo que ele possui. Um cigarro, por exemplo, tem aproximadamente 4.700 substâncias tóxicas diferentes. No entanto, a principal característica que todas têm em comum é o poder de causar danos irreversíveis à saúde do fumante. 

Saúde do Homem

Em 2012, foi instituído no Estado do Paraná que o mês de agosto seria dedicado à realização de ações para incentivar a prevenção de doenças e a promoção da Saúde do Homem (Lei nº 17.099, de 28 de março de 2012). Em 2013, mais de 11 mil paranaenses deixaram de fumar com apoio das equipes de Saúde. Em 2014, a campanha chama a atenção para os malefícios do uso do tabaco, um dos principais responsáveis pelas mortes das pessoas em todo o mundo. A discussão do tema tem como objetivo alertar para a importância da adoção de hábitos saudáveis de maneira que o curso da vida não seja interrompido precocemente.

Fonte:

Deixe seu comentário