Portal da Cidade Foz

Importado

Primeiro caso de varíola dos macacos é confirmado pela Secretaria de Saúde

O paciente é um homem entre 20 a 29 anos e com viagem recente a São Paulo (SP). Ele está em isolamento domiciliar e apresenta bom estado de saúde.

Publicado em 16/08/2022 às 11:03
Atualizado em

(Foto: Ilustrativa/FreePik)

Foi confirmado nesta segunda-feira (15) pela Secretaria de Saúde de Foz do Iguaçu o primeiro caso na cidade de monkeypox, doença que ficou conhecida como varíola dos macacos. É o único caso confirmado até agora, sendo que outros oito casos suspeitos estão sendo investigados.

O paciente é um homem na faixa etária de 20 a 29 anos, com viagem recente a São Paulo (SP). Trata-se, portanto, de um caso importado. O diagnóstico foi realizado pelo Instituto Adolfo Lutz (IAL-SP) e confirmado pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS Fronteira).

Segundo a Secretaria de Saúde, o paciente está em isolamento domiciliar e apresenta bom estado de saúde, sendo acompanhado pela equipe do CIEVS. Somente no estado do Paraná, já são 62 casos confirmados da doença e quase três mil em todo o Brasil, além de uma morte registrada.

A Monkeypox é uma doença zoonótica viral causada pelo vírus Monkeypox do gênero Orthopoxvirus e família Poxviridae, cuja transmissão para humanos pode ocorrer por meio do contato com animal ou humano infectado, ou com material corporal humano contendo o vírus. Geralmente é uma doença autolimitada, com os sintomas que duram de 2 a 4 semanas. O período de incubação geralmente é de 6 a 16 dias, mas pode variar de 5 a 21 dias

Formas de Transmissão

Ocorre entre humanos, principalmente por meio de contato pessoal com secreções respiratórias, lesões de pele de pessoas infectadas ou objetos recentemente contaminados. A transmissão por gotículas respiratórias geralmente requer contato pessoal prolongado. A pessoa infectada só deixa de transmitir o vírus quando as crostas desaparecem da pele. A população em geral pode se prevenir também fazendo o uso de máscara e higienização das mãos.

Entre os sintomas, estão erupção cutânea, febre, calafrios, exaustão, cefaleia, adenomegalia, dores musculares, dores nas costas, dor retal, sangramento retal e edema peniano.

Casos suspeitos

Em caso de sintomas, procure a Unidade Básica de Saúde mais próxima para exames, orientações e acompanhamento. Casos que preenchem a definição de suspeito devem ser notificados imediatamente ao CIEVS Fronteira Foz do Iguaçu pelo (45) 2105-8181|8197 ou e-mail cievsfoz@gmail.com.

A população geral pode se prevenir da Monkeypox com o uso de máscara e higienização frequente das mãos.

Fonte:

Deixe seu comentário