Portal da Cidade Foz

Imunização

Prorrogada vacinação de adultos contra o sarampo nas UBS de Foz do Iguaçu

Esta é a terceira prorrogação da campanha contra o sarampo, devido à baixa cobertura e a um cenário epidemiológico com registro de casos no país.

Publicado em 11/11/2020 às 23:48

(Foto: Divulgação )

A Secretaria de Estado da Saúde determinou a prorrogação da quarta etapa da Campanha de Vacinação contra o Sarampo. A ação prevê a imunização de forma indiscriminada para a faixa etária de 20 a 49 anos. Outro grupo de atenção na campanha será o de crianças menores de dois anos, com intensificação da vacinação seletiva. Esta fase seguirá até dia 18 de dezembro.

Esta é a terceira prorrogação da campanha contra o sarampo, devido à baixa cobertura e a um cenário epidemiológico com registro de casos no país.

No Brasil, 8.202 casos foram confirmados (de janeiro a outubro) e 7 óbitos registrados este ano. No Paraná foram 1.976 casos de agosto do ano passado até setembro, e em Foz do Iguaçu apenas 9% de pessoas entre 20 e 49 anos foram imunizadas, totalizando apenas 11.431 pessoas das 121.723, desta faixa etária no município. 

As doses estão disponíveis nas unidades de saúde do município. Para a vacinação é necessário apresentar um documento pessoal e se possível do cartão de vacinação. Outros grupos com diferentes faixas etárias também podem buscar imunização na rede pública. 

A vacina tríplice viral SCR - sarampo, caxumba, rubéola, composta por vírus vivo atenuado, pode ser administrada simultaneamente com as demais vacinas do calendário de vacinação, (exceto com a vacina febre amarela em crianças menores de 2 anos). Independente da situação vacinal dos adultos da faixa etária preconizada (20 a 49 anos), mesmo que tenham esquema completo de vacinação contra o sarampo devidamente comprovado no cartão de vacinação, deverão receber outra dose da vacina tríplice viral.

Fonte:

Deixe seu comentário