Portal da Cidade Foz

Primeira Dose

Prorrogado o cadastro de pessoas que ainda não se vacinaram contra a Covid

Levantamento é necessário para solicitar ao Ministério da Saúde o envio de mais doses para o município.

Publicado em 06/09/2021 às 10:44
Atualizado em

(Foto: Christian Rizzi/PMFI)

A Secretaria de Saúde de Foz do Iguaçu prorrogou o prazo do cadastramento das pessoas de 18 anos ou mais que ainda não receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19. O objetivo do levantamento que será compartilhado com o Ministério da Saúde é saber a quantidade de doses necessárias para completar a imunização da população adulta da cidade.

Na última semana, Foz do Iguaçu alcançou 100% da população acima de 18 anos vacinada com pelo menos a primeira dose. A Secretaria de Saúde considera os dados populacionais do Ipardes (Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social), mais atualizados do que os do IBGE, que fez o último censo em 2010.

Mesmo assim, conforme informou o prefeito Chico Brasileiro no sábado (4), os dados já levantados pelo cadastramento apontam que ainda existem muitas pessoas para receber a primeira dose no município.

“Acima da faixa de 50 anos, por exemplo, cerca de 80 pessoas disseram não ter se vacinado. Os motivos podem ser variados, essas pessoas podiam estar viajando ou doentes, por exemplo. Mas precisamos garantir vacinas a todos, por isso a importância de termos esses dados para levar ao Ministério da Saúde”, explicou o prefeito.

O cadastro das pessoas que ainda não receberam a vacina pode ser feito no site clicando aqui. O preenchimento dos dados não garante a dose e não substitui o agendamento da aplicação, que será reaberto com a chegada de mais vacinas.

Doses extras

Foz do Iguaçu recebeu mais de 58 mil doses extras de vacinas, pleiteadas pelo prefeito e pela secretária municipal de Saúde, Rosa Maria Jerônymo, desde fevereiro deste ano. O motivo foi a localização da cidade, que faz fronteira com dois países e, por esse motivo, existe uma intensa circulação de pessoas e maior risco de transmissão do coronavírus, inclusive de novas variantes.

“É muito importante a contribuição da população nesse cadastramento, que é uma ferramenta para fundamentar o pedido de mais doses para a cidade. Nosso principal objetivo é garantir que nenhuma pessoa fique sem vacina em Foz do Iguaçu”, destacou a secretária Rosa Jerônymo.

Balanço

Até sexta-feira (3), segundo o Painel da Vacinação da Secretaria de Saúde, Foz do Iguaçu recebeu 304.599 doses de vacina contra covid. Destas, 283.996 já foram aplicadas - 198.225 pessoas receberam a primeira dose ou a dose única, o que representa 100% da população adulta, conforme os dados do Ipardes. Já completaram a imunização, com as duas doses, 85.771 pessoas, ou seja, 46,8% da população.

Fonte:

Deixe seu comentário