Portal da Cidade Foz

Prefeitura

Quem ainda não conseguiu se vacinar contra a Covid-19 deve preencher cadastro

Objetivo é levantar o número real de pessoas que ainda não receberam a primeira dose; dados populacionais do município estão defasados.

Publicado em 31/08/2021 às 12:36

(Foto: Christian Rizzi/PMFI)

A Prefeitura de Foz do Iguaçu quer saber quantas pessoas ainda não receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19. Para isso, um cadastro será disponibilizado no site da vacinação (https://vacinacao.pmfi.pr.gov.br/) a partir desta quarta-feira (1º), no qual os moradores poderão preencher as informações com os dados pessoais. A ficha ficará disponível até sexta-feira (3).

A medida se faz necessária tendo em vista a defasagem dos dados populacionais no município. “Já vacinamos 9.383 pessoas a mais do que o previsto e, dentro dos nossos cálculos, faltam receber a vacina 9.962 moradores, mas a cada vez que o agendamento é aberto, nos surpreendemos com a procura, especialmente de jovens na faixa etária dos 30 anos”, explicou a secretária de saúde, Rosa Maria Jerônymo.

Desde o início da vacinação, o município utiliza os dados do Ipardes (Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social) para estimar a população a ser vacinada, tendo em vista que o último censo do IBGE é de 2010. Porém, nem mesmo os dados do instituto refletem a realidade de Foz do Iguaçu. “O cadastramento nos dará informações mais precisas a respeito deste público que ainda não recebeu a primeira dose, para que possamos nos organizar e concluir a vacinação nas pessoas acima de 18 anos”, comentou Rosa.

O cadastro é apenas uma ferramenta para levantamento de informações do quantitativo de pessoas maiores de 18 anos que ainda não receberam a vacina. O preenchimento dos dados não garante a dose e nem substitui o agendamento, realizado no site da prefeitura. Para receber a dose da vacina é obrigatório realizar o agendamento quando estiver disponível.

Com a sequência da vacinação, o município deverá passar dos 100% de vacinados com a primeira dose ou a dose única. Até agora, o percentual da população adulta vacinada chegou a 99,7% e 42,6% com a segunda dose.

Fonte:

Deixe seu comentário