Portal da Cidade Foz

Vacinas

Sábado é Dia D de vacinação contra gripe, sarampo e covid-19 em Foz do Iguaçu

Ação de imunização acontece em cinco unidades básicas, uma em cada região distrital de saúde. A vacina contra gripe estará liberada para toda a população.

Publicado em 10/06/2022 às 09:18

(Foto: Christian Rizzi/PMFI)

Quem não está conseguindo tomar as vacinas ofertadas durante a semana, poderá aproveitar o próximo sábado (11) para se imunizar, no Dia D de Vacinação. Os imunizantes contra a Influenza, Sarampo e Covid-19 serão ofertados em cinco Unidades Básicas de Saúde, distribuídas nas regiões distritais Norte, Sul, Leste, Oeste e Nordeste, que ficarão abertas das 8h às 14h.

A Secretaria Municipal de Saúde também anunciou para o Dia D o início da vacinação geral contra gripe. Somente as crianças menores de seis meses de idade não podem receber o imunizante. Até o momento, a vacina da Influenza estava disponível apenas para os grupos prioritários. A liberação em Foz do Iguaçu passa a vigorar a partir de sábado e seguirá durante a semana em todas as UBSs.

Para receber qualquer um dos imunizantes disponíveis basta comparecer em uma das unidades que estarão abertas no sábado portando documento de identificação com foto e comprovante de residência. Ter a carteirinha de vacinação em mãos agiliza o atendimento, mas não é uma exigência. Não é necessário fazer o agendamento.  

Na hora de apresentar os documentos, é preciso que a pessoa informe se teve Covid-19 e em qual data, ou se está com algum sintoma respiratório. O Ministério da Saúde voltou a aplicar o intervalo de 30 dias do início dos sintomas para quem contraiu a doença. Pessoas gripadas só podem tomar qualquer vacina após a melhora clínica.

Veja quem pode tomar as vacinas

Covid-19

Crianças de 5 a 11 anos – 1ª e 2ª doses;

Adolescentes de 12 a 17 anos – 1ª e 2ª doses e reforço com intervalo de 4 meses após a 2ª dose;

Pessoas de 18 a 49 anos – 1ª e 2ª doses e reforço com intervalo de 4 meses após a 2ª dose;

Pessoas acima de 50 anos, trabalhadores da saúde, trabalhadores da limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos – 1ª e 2ª doses e 3ª dose com intervalo de 4 meses após a 2ª dose. A 4ª dose (segundo reforço) com 4 meses após a 3ª dose;

Pessoas imunossuprimidas e gestantes imunossuprimidas acima de 12 anos – 1ª e 2ª doses e dose adicional. A dose adicional após 8 semanas da 2ª dose e o reforço com intervalo de 4 meses após a 2ª dose;

Gestantes acima de 12 anos - 1ª e 2ª doses e reforço com intervalo de 4 meses após a 2ª dose.

Sarampo

Crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias, e de segmento para profissionais de saúde.

Influenza

População em geral (crianças a partir de seis meses).

Onde se vacinar no Dia D (sábado, 11/06)

Distrito Sul: Unidade Básica de Saúde Profilurb II

Distrito Oeste: Unidade Básica de Saúde Jardim América

Distrito Nordeste: Unidade Básica de Saúde São João

Norte: Unidade Básica de Cidade Nova

Leste: Unidade Básica de Saúde Morumbi II.

Fonte:

Deixe seu comentário