Portal da Cidade Foz

Nova Aquisição

Samu de Foz do Iguaçu recebe duas novas motolâncias para agilizar atendimentos

As motocicletas foram transferidas nesta terça-feira (31) pela Secretaria de Segurança Pública e irão compor a frota,que já possui outras duas motos.

Publicado em 01/04/2021 às 02:14

(Foto: Divulgação )

(Foto: Divulgação )

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Foz do Iguaçu recebeu, nesta terça-feira (30), duas novas motocicletas que irão realizar os atendimentos de emergência de maneira mais ágil pela cidade. Elas estavam no efetivo da Secretaria de Segurança Pública e serão transferidas para o patrimônio da Secretaria de Saúde. 

“As duas motos estavam conosco, mas não havia um uso frequente. Fizemos essa análise e destinamos o equipamento para o Samu, a fim compor o efetivo e contribuir com os atendimentos”, conta Reginaldo Silva, secretário municipal de Segurança Pública. .

O Samu já possui outras duas motolâncias na frota. De acordo com Ana Paula Campelo, coordenadora-geral do Samu, o objetivo é deixar o efetivo com três motos ativas e uma em regime de reserva. Novos socorristas serão treinados para fazer esse atendimento específico. 

“As motolâncias podem realizar um atendimento muito mais rápido ao chegar e já verificar a situação de gravidade, enquanto as unidades móveis não chegam ao local. Para uma cidade igual a Foz, elas são essenciais e vão nos ajudar muito”, relatou a coordenadora. 

Equipamentos do Samu

Além das motolâncias, o Samu possui ainda outras duas Unidades de Suporte Avançado, equipada com respirador pulmonar, monitor cardíaco, cardioversor/desfibrilador, bomba de infusão, cápsula de transferência, incubadora de transporte, tripulada por um médico, enfermeiro e socorrista.

Mais cinco Unidades de Suporte Básico, com rede de oxigênio, prancha longa de madeira para imobilização da coluna, colares cervicais, cilindro de oxigênio, talas de imobilização de fraturas e ressuscitador manual adulto e infantil, composta por um técnico de enfermagem e motorista-socorrista. 

Durante a pandemia, para a realização dos atendimentos relacionados à crise respiratória, foi implantada uma Unidade Intermediária de Atendimento, que atua em apoio à Unidade de Suporte Avançado, equipada como UTI (Unidade de Terapia Intensiva) Móvel, com respirador pulmonar, bomba de infusão, incubadora de transporte e outros materiais essenciais para a prestação do serviço de emergência.

Fonte:

Deixe seu comentário