Portal da Cidade Foz

saúde

Saúde amplia vacinação de idosos com drive-thru neste final de semana

Foz tem atualmente cerca de 22 mil idosos e a meta é alcançar 90% dessa população.

Publicado em 27/03/2020 às 07:03

(Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Equipes da Secretaria Municipal de Saúde farão neste final de semana (sábado e domingo, 28 e 29 de março), a vacinação dos idosos contra a gripe no modelo “Drive-Thru”. A ação acontecerá em dois pontos: em frente ao Ecomuseu de Itaipu, na Avenida Tancredo Neves, e no Marco das Três Fronteiras, na Avenida General Meira, das 9h às 17h.

A vacinação “Drive-Thru” é um modelo utilizado por várias cidades brasileiras e consiste na imunização exclusivamente feita dentro dos veículos. De acordo com o vice-prefeito e secretário de saúde Nilton Bobato, essa medida é complementar à vacinação que já vem sendo feita de casa em casa durante a semana.

“Essa medida atende a uma demanda que as equipes da vacinação estão tendo dificuldades de acessar, como moradores de condomínios”, comentou Bobato.

Nesta sexta-feira, a SMSA recebeu mais 19.800 doses da vacina, montante suficiente para atender os idosos do município. “Essa ação só será feita em pessoas dentro de veículos. As pessoas acima de 60 anos podem ficar tranquilas que tem vacina para todos e todas. Quem não tiver veículo, fique em casa, que a vacina vai chegar durante a semana”, acrescentou o Diretor da Atenção Básica, Ricardo Lacerda. 

Prevenção

A mobilização faz parte da primeira fase da campanha nacional contra a gripe que teve início na segunda-feira (23) e segue até o dia 9 de maio. Neste período, idosos e profissionais da saúde recebem a vacina. 

A adoção da vacinação de casa em casa e no modelo Drive-Thru visa garantir o isolamento dos idosos, principal grupo de risco do Coronavírus. 

Durante os dias de semana, equipes de 29 unidades básicas de saúde se deslocam pelas ruas dos bairros para vacinar os moradores, ou seja, não é necessário procurar as unidades ou fazer agendamento.

Foz tem atualmente cerca de 22 mil idosos e a meta é alcançar 90% dessa população.

Fonte:

Deixe seu comentário