Portal da Cidade Foz

Imunização

Saúde aplica mais de 5 mil doses no Dia D da vacinação em Foz do Iguaçu

Zé Gotinha, super heróis e vacinação nos shoppings foram algumas estratégias para incentivar a adesão da população.

Publicado em 22/08/2022 às 20:17

(Foto: Arquivo/Christian Rizzi/PMFI)

(Foto: Divulgação/PMFI)

(Foto: Divulgação/PMFI)

No último sábado (20), quando a Secretaria Municipal de Saúde realizou o Dia D da Vacinação, 5.112 doses foram aplicadas em Foz do Iguaçu. Um Zé Gotinha preparado para o frio, de cachecol; super heróis como o Batman e a Mulher Maravilha; e a vacinação nos dois shoppings da cidade foram estratégias adotadas para incentivar a adesão da população à campanha. 

Todas as 29 Unidades Básicas de Saúde do município ficaram abertas para a vacinação no Dia D. A parceria com os shoppings Catuaí Palladium e JL possibilitou que as equipes também levassem as gotinhas contra a poliomielite, destinadas às crianças de 1 ano a menores de 5 anos, a esses locais, ampliando a cobertura vacinal. 

No total, durante o Dia D foram aplicadas 1.361 doses contra a influenza; 1.152 contra a covid-19; 1.447 contra a poliomielite; e 1.152 outras vacinas de rotina, para atualização do carteirinha de vacinação.

A secretária municipal de Saúde, Jaqueline Tontini, acompanhou a vacinação nas unidades de saúde e comemorou o público. “Foi um resultado muito bom. Claro que estávamos preparados para aplicar ainda mais doses, mas acho que temos muito a celebrar e vamos continuar desenvolvendo ações que incentivem a atualização das vacinas”.

Na unidade do Morumbi 2, por exemplo, a própria equipe teve a iniciativa de usar uniformes com personagens infantis, como super heróis e princesas da Disney, para deixar a aplicação das doses mais divertidas para as crianças, que aprovaram a ideia. Já o Zé Gotinha, que circulou por diversas unidades de saúde, ganhou a atenção de crianças e adultos, que não perderam a oportunidade de fazer “selfies” e registrar o importante momento da imunização. 

A coordenadora municipal do programa de imunização, Adriana Izuka, reforçou que aqueles que não puderam comparecer ou levar os filhos no sábado, devem procurar as Unidades de Saúde para aplicação das doses. “Precisamos ampliar a cobertura vacinal contra a poliomielite, especialmente. Precisamos da conscientização dos pais e responsáveis de que a paralisia infantil já era uma doença eliminada, e isso se deve à imunização”. Atualmente, apenas 17% de um público estimado de 17.917 crianças de 1 ano a menores de 5 anos recebeu a vacina contra a polio. 

Fonte:

Deixe seu comentário