Portal da Cidade Foz

Vacinas

Saúde continua busca ativa para aumentar cobertura vacinal em Foz do Iguaçu

Ação pretende alcançar pessoas que não completaram o esquema vacinal contra a Covid-19 e sensibilizar a população sobre os riscos da falta de proteção.

Publicado em 16/08/2022 às 10:18

(Foto: Jordan Augusto/PMFI)

Na tentativa de evitar novos surtos epidemiológicos, com uma lista em mãos, agentes comunitários de saúde da Prefeitura Municipal estão batendo nas portas dos iguaçuenses que não completaram o esquema vacinal do Covid-19. A busca ativa é uma das ferramentas para evitar um cenário negativo na rede pública de saúde. 

Durante a abordagem, feita também por telefone, os agentes ainda observam se naquela residência moram pessoas que deixaram de tomar algum imunizante, além da vacina contra a Covid-19. Quem está atrasado com outras doses previstas no calendário nacional pode estar vulnerável às demais doenças, como influenza, sarampo, entre outras.

Outra medida adotada pela Secretaria de Saúde é a adesão ao Dia D de Vacinação que acontece no próximo sábado (20). “Todos precisam aproveitar a Campanha de Vacinação, com frequentes datas de atendimento aos sábados, para levar os filhos ou ainda receber alguma dose que está atrasada”, disse Márcia Batista, diretora da Atenção Básica.

A diretora ressalta que os índices de vacinação são cada vez menores e isso pode trazer de volta doenças consideradas eliminadas, provocar lotação de leitos hospitalares e aumentar o número de óbitos, como no caso da Covid-19. Ela explica que muitas doenças são prevenidas ou têm os sintomas reduzidos quando a vacinação está em dia.

Quem deixou de tomar alguma dose da vacina contra a Covid-19 ou outro imunizante deve procurar uma Unidade Básica de Saúde próxima de sua residência. Basta levar documento de identificação, comprovante de residência e, se tiver, a carteirinha de vacina. As vacinas estão disponíveis nas 29 UBS’s, durante os horários de atendimento.

Fonte:

Deixe seu comentário