Portal da Cidade Foz

Plataforma

Saúde implanta sistema de telemedicina para casos não emergenciais

Plataforma está interligada ao Plantão Coronavirus e atende especialmente pacientes com sintomas respiratórios leves.

Publicado em 02/04/2020 às 00:33
Atualizado em

Flavia Trench, médica infectologista, professora da Unila e responsável pelo projeto. (Foto: Divulgação/PMFI)

A Secretaria de Saúde de Foz do Iguaçu em parceria com a Fundação Municipal de Saúde, Hospital Padre Germano Lauck, Secretaria de Tecnologia da Informação e o curso de medicina da UNILA (Universidade Federal da Integração Latino Americana), iniciaram um projeto de Telemedicina no atendimento à população de Foz do Iguaçu.

A plataforma, interligada ao Plantão Coronavirus, passa a ser uma grande aliada no atendimento a pacientes com casos clínicos não emergenciais. De acordo com a responsável pelo projeto, a médica infectologista e professora da Unila, Flavia Trench, a telemedicina atende especialmente pacientes com sintomas respiratórios, mas que não configuram como casos suspeitos da Covid-19. Desta forma, os pacientes não precisam sair de casa e são atendidos por um médico de plantão.

“Todo atendimento começa pelo telefone, via Plantão Coronavírus. Através deste primeiro contato, os pacientes avaliados, e havendo a necessidade, são encaminhados para o tele atendimento com um dos médicos”, explica.

Atendimento remoto

Os médicos, de diversos setores da Saúde Pública de Foz do Iguaçu, atenderão de forma on-line, das suas próprias casas. “Estes profissionais pertencem aos grupos de risco, e por isso cumprem a quarentena em suas casas. São pessoas que podem contribuir com o enfrentamento sem se expor a infecção pelo coronavírus. São profissionais experientes e conhecidos da população”, informou Flávia.   

As receitas médicas serão emitidas de forma eletrônica com a assinatura digital dos médicos, que também já está sendo implantada. A coordenação do projeto também estuda a possibilidade de um médico (a) pediatra integrar a equipe.

Para o vice-prefeito e secretário de saúde, Nilton Bobato, o uso da telemedicina poderá ser ampliada para outras especialidades. “A telemedicina trabalha especialmente na prevenção e promoção da saúde. A perspectiva é de que passada a pandemia, ela persista e seja ampliada, para outras especialidades. Existem muitas possibilidades dentro deste projeto”, anunciou. A telemedicina teve início no dia 27 de março e segue com atendimento 24 horas.

Como solicitar atendimento?

A telemedicina está interligada ao Plantão Coronavírus. O primeiro passo é ligar para o plantão ou enviar uma mensagem pelo whatsapp.

3521-1800, 99992-0550, 99997-5111, 99997-5150 e 99997-5251

Fonte:

Deixe seu comentário