Portal da Cidade Foz

imunização

Foz do Iguaçu inicia vacinação contra a covid-19 em pessoas com 45 anos

Ampliação da faixa etária da população em geral é devido a chegada de 5.238 doses para Foz do Iguaçu, neste domingo (20).

Publicado em 20/06/2021 às 03:35
Atualizado em

(Foto: Christian Rizzi/PMFI)

A campanha de imunização contra a covid-19 em Foz do Iguaçu segue avançando conforme a chegada dos novos lotes de vacina. Com o recebimento de mais 5.238 doses, neste domingo (20), a Secretaria Municipal de Saúde ampliou a faixa etária da população em geral para 45 anos. O agendamento está disponível no site da prefeitura (vacinacao.pmfi.pr.gov.br).

Até sexta-feira (18) foram aplicadas 122.913 doses de vacinas e 95.785 pessoas já receberam a primeira - isso significa que Foz do Iguaçu já tem 48% da população adulta vacinada. Em relação à segunda dose, 27.128 pessoas já tiveram a imunização completa contra o coronavírus.

As vacinas serão aplicadas em 20 Unidades Básicas de Saúde (UBS), mediante agendamento prévio. Também seguem sendo vacinadas as pessoas que pertencem aos grupos prioritários e que por ventura ainda não receberam a primeira dose. Para esses grupos, basta procurar as UBS, sem necessidade de agendamento.

A secretária municipal de Saúde, Rosa Maria Jerônymo, reforça o pedido à população para a adesão à campanha de imunização contra a covid e a importância de comparecer para receber as duas doses.

“Temos um levantamento que já demonstra a eficácia da vacinação, com a redução dos internamentos e de óbitos dos idosos, que foram os primeiros a serem vacinados. Precisamos do apoio de toda a sociedade, que acredite e confie na vacinação, para que possamos vencer a pandemia”.

Segunda dose

O intervalo entre a primeira e a segunda dose da vacina varia, conforme a marca do imunizante, entre 25 dias e 3 meses. Para receber a segunda dose, não é necessário fazer o agendamento, basta comparecer à unidade de saúde onde foi aplicada a primeira. “A data para receber a segunda dose pode ser conferida na carteirinha de vacinação. É muito importante comparecer à unidade e fechar o ciclo de imunização”, destaca a secretária de Saúde.

“Nos esforços para não deixarmos em nenhum momento vacinas paradas, temos feito a busca ativa das pessoas que não comparecem, mas é preciso que haja a consciência por parte da população de que existem muitas pessoas aguardam por estas doses”, complementa Rosa.

Fonte:

Deixe seu comentário