Portal da Cidade Foz

saúde

Saúde promove campanha de imunização contra sarampo neste sábado

Todas as unidades básicas de saúde estarão abertas das 08h às 14h para imunizar à população.

Publicado em 22/08/2019 às 07:29

(Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

A Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) promove neste sábado (24) uma campanha de vacinação contra o sarampo. Todas as unidades básicas de saúde estarão abertas das 08h às 14h para imunizar à população.

A campanha pretende conscientizar e também prevenir contra o sarampo tendo em vista o aumento do número de casos da doença em várias regiões do país, dentre elas, o Sudeste, que está em estado de epidemia. “É fundamental que as pessoas que não tenham tomado as doses da vacina, procurem as unidades básicas de saúde para se protegerem contra o sarampo”, afirma a Diretora de Vigilância em Saúde, Carmensita Gaievski Bom.

Recentemente a Secretaria Estadual de Saúde do Paraná (SESA) notificou o primeiro caso de sarampo importado do município de São Paulo, demonstrando o risco real de introdução desta doença no Paraná.

Segundo o chefe de divisão epidemiológica, Roberto Doldan, esta situação coloca Foz do Iguaçu em alerta, principalmente devido as suas características peculiares, como a localização em tríplice fronteira, maior porta de entrada para o Mercosul com realidades sanitárias bastante distintas. “Além disso, Foz do Iguaçu possui uma população flutuante em torno de um milhão e duzentos mil pessoas entre turistas e caminhoneiros circulando no município, com o risco de introdução de doenças emergentes e reemergentes”, reiterou.

Vacina

A vacina contra o sarampo faz parte do calendário básico do Ministério da Saúde e está disponível permanentemente em todas as unidades básicas de saúde do município. A imunização contra o sarampo faz parte da vacina tríplice viral, que também protege contra a caxumba e a rubéola. Conforme o calendário, a primeira dose da tríplice viral deve ser ministrada aos 12 meses de idade.

Aos 15 meses, a criança deve tomar uma segunda dose da vacina, a chamada tetra viral, que também imuniza contra a catapora. A partir dos cinco até os 29 anos de idade, são administradas duas doses com a vacina tríplice viral, com intervalo mínimo de trinta dias entre as aplicações. Pessoas de 30 a 49 anos de idade devem receber uma dose. 

A proteção contra as doenças inicia-se cerca de duas semanas após a imunização. A vacinação é altamente imunogênica e garante proteção duradoura por praticamente toda a vida.

Sarampo

O sarampo é uma doença infectocontagiosa causada por um vírus chamado Morbillivirus, de fácil contágio. A enfermidade tem bastante prevalência em crianças. Os sintomas iniciais apresentados pelo doente são: febre acompanhada de tosse persistente, irritação ocular, coriza e congestão nasal e mal estar intenso.

Após estes sintomas, há o aparecimento de manchas avermelhadas no rosto, que progridem em direção aos pés, com duração mínima de três dias. São comuns lesões muito dolorosas na boca. A doença pode ser grave, com acometimento do sistema nervoso central e pode complicar com infecções secundárias como pneumonia, podendo levar à morte. As complicações atingem mais gravemente os desnutridos, os recém-nascidos, as gestantes e as pessoas portadoras de imunodeficiências.

Fonte:

Deixe seu comentário