Portal da Cidade Foz

saúde

Saúde promove vacinação contra a gripe hoje no Cataratas JL Shopping

A exemplo de todo país, a cobertura vacinal contra a gripe é considerada baixa na cidade, chegando a pouco mais de 60%.

Publicado em 24/05/2019 às 07:52
Atualizado em

(Foto: Ilustrativa/Pixabay)

Adultos dos grupos prioritários que ainda não foram imunizados contra a influenza terão uma nova oportunidade. Nesta sexta-feira (24), das 14h às 21 horas, uma equipe da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde estará no Cataratas JL Shopping (piso L3) disponibilizando a vacina. A ação tem o apoio da Uniamérica. 

Além da vacina contra a gripe, quem for até o local munido com documento pessoal com foto e carteirinha de vacinação, também poderá dispor das vacinas: dT (antitetânica), tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), hepatite B e febre amarela. 

A exemplo de todo país, a cobertura vacinal contra a gripe é considerada baixa na cidade, chegando a pouco mais de 60%. Entre os grupos prioritários, a maior preocupação está na imunização de pessoas com comorbidades (64% de cobertura), professores (72%) seguido de gestantes (73%). Em Foz do Iguaçu já foram ministradas 50.351 doses da vacina.

Já foram detectadas quatro mortes por influenza no município. As duas primeiras no mês de abril, e as duas últimas na primeira quinzena de maio, quando o resultado dos exames chegaram à cidade. “As quatro pessoas que vieram a óbito tinham em comum comorbidades e não haviam sido imunizadas contra a gripe”, explica a responsável pelas arboviroses da Vigilância em Saúde, Enfermeira Mara Ripoli. 

A vacinação integra a mobilização nacional para reduzir a mortalidade, as complicações e a internações decorrentes das infecções pelo vírus da influenza. Em 2018, foram 11 mortes por influenza registradas no município, e mais de 100 no Paraná. Este ano já foram registrados 10 casos de influenza com circulação do H1n1, H3N2 e B.

Fonte:

Deixe seu comentário