Portal da Cidade Foz

Exames

Saúde realiza testes para Covid-19 no Lar dos Velhinhos de Foz do Iguaçu

Primeira ação aconteceu nesta terça-feira (4) e colheu amostras em 83 pessoas, entre idosos e funcionários.

Publicado em 04/08/2020 às 05:06
Atualizado em

(Foto: Assessoria)

A Secretaria Municipal de Saúde realizou nesta terça-feira (4) a testagem para a Covid-19 nos idosos residentes no Lar dos Velhinhos em Foz do Iguaçu. A ação integra as medidas de prevenção, controle e testagem para o novo Coronavírus em instituições de longa permanência para idosos, determinadas pela Secretaria de Saúde do Paraná (SESA) e 9ª Regional de Saúde.

Além dos idosos, colaboradores da instituição também puderam fazer os exames de RT-PCR.

No total, 83 amostras foram coletadas, 53 em idosos. A Nota orientativa (41/2020) emitida pela SESA, elaborada em conformidade com as regras da Anvisa e Ministério da Saúde, prevê a testagem em instituições públicas, filantrópicas e privadas (ILPIs), que abrigam idosos e profissionais atuando no contato diário, e dão continuidade a esses cuidados com monitoramento semanal via Vigilância em Saúde. “Os testes RT-PCR serão colhidos esta semana, e nas seguintes, serão realizados os testes rápidos para esse monitoramento”, disse a diretora da Vigilância em Saúde, Carmensita Gaievski.

“Precisamos tomar esse cuidado especial com os idosos, pois são um grupo de risco e apresentam as maiores taxas de mortalidade. Este monitoramento é fundamental e deve ser feito com periodicidade”, confirmou.

Além da testagem, os trabalhos de orientação quanto aos cuidados de higiene e medidas de isolamento para casos suspeitos também foram reforçadas. “Sem dúvida nenhuma dá mais segurança a quem está aqui. Ficamos mais protegidos, tomamos os cuidados necessários, mas os funcionários precisam sempre redobrar as medidas, pois estamos em movimento”, disse a coordenadora do Lar dos Velhinhos, Maria Ausana Nicole.

Em Foz, duas instituições que trabalham com idosos vão receber a equipe para testagem. A próxima ação acontece na Casa de Repouso novo Gileade, nesta sexta-feira (7), onde devem ser coletadas 51 amostras.

Fonte:

Deixe seu comentário