Portal da Cidade Foz

Antecipação

Secretaria da Saúde anuncia antecipação de segunda dose da vacina contra a Covid

Mais de 9 mil pessoas poderão completar a imunização neste sábado (25) nas unidades de saúde; agendamento já está liberado.

Postado em 22/09/2021 às 17:31

(Foto: Christian Rizzi/PMFI)

Moradores de Foz do Iguaçu com a segunda dose da vacina contra a Covid-19 prevista para os dias 27 de setembro a 10 de outubro poderão receber o imunizante neste sábado (25) nas unidades básicas de saúde. O agendamento já está disponível no site da Prefeitura - http://vacinacao.pmfi.pr.gov.br/

O anúncio da antecipação das vacinas Pfizer e AstraZeneca foi feito hoje (21) pela secretária municipal de saúde, Rosa Maria Jerônymo. De acordo com ela, a meta é acelerar a imunização para que Foz do Iguaçu alcance pelo menos 75% de cobertura com a segunda dose até o final de outubro. Atualmente, 100% da população adulta (estimada) recebeu a primeira dose e 56,9% completou a imunização com as duas doses ou a dose única. 

“O intervalo convencional entre as vacinas é de aproximadamente 90 dias e os intervalos mínimos, de duas a quatro semanas já foram respeitados, por isso não há nenhuma contra indicação para anteciparmos a segunda dose”, informou a secretária. A estimativa é que 9.800 pessoas completem a imunização neste sábado, o que permitirá chegar a 62% de cobertura vacinal. 

Segundo a secretária, o município seguirá com a redução de intervalo entre as doses com a chegada de novos imunizantes. “Estamos antecipando agora porque temos essas doses aqui e, à medida que recebermos novos lotes, poderemos antecipar. No dia 16 de outubro temos a previsão de vacinar mais de 10 mil pessoas, e caso o município receba antes, também anteciparemos”, adiantou. 

Vacinação

Foz do Iguaçu segue aplicando as primeiras doses na população acima de 18 anos e também deu início à terceira dose, ou dose de reforço em idosos com mais de 80 anos e imunossuprimidos. 

A vacinação em adolescentes de 12 a 17 anos com comorbidades e jovens de 17 anos sem comorbidades iniciará somente com a chegada de novas doses. “Os adolescentes podem receber somente a vacina da Pfizer e não temos reserva técnica desta vacina no momento. Aguardamos o Governo do Estado nos enviar novas doses para começar a vacinação neste grupo”, informou a secretária Rosa. 

Foz do Iguaçu aplicou até agora 306.749 doses de vacinas, 194.013 de primeira dose, 105.617 de segunda dose e 7.117 doses únicas.

Fonte:

Deixe seu comentário

Outras notícias

Mais Lidas