Portal da Cidade Foz

Imunização

Secretaria da Saúde aplicou mais de 4,8 mil doses no dia “D” de vacinação

A maior procura foi pela vacina contra a gripe, que segue disponível em todas as unidades de saúde para pessoas acima dos seis meses

Publicado em 30/05/2023 às 08:06
Atualizado em

(Foto: Thiago Dutra/PMFI)

Apesar da chuva intensa registrada no último sábado (27), o Dia “D” de vacinação teve 4.806 doses aplicadas nas unidades básicas de saúde, que funcionaram das 9h às 15h. A maior procura foi pela vacina da Influenza (gripe), com 2.649 doses aplicadas, seguida da bivalente contra a Covid-19, com 1.034 doses registradas.

Também foram feitas 807 vacinas de rotina (como hepatite A e B, penta, varicela, meningocócica, HPV, febre amarela, tríplice viral, entre outras) e 316 monovalente contra a Covid. O balanço foi divulgado nesta segunda-feira (29) pelo Programa Municipal de Imunização (PMI) da Secretaria da Saúde. A mobilização contou com a participação de 400 servidores da Atenção Básica e Vigilância em Saúde.

Para a coordenadora do PMI, Adriana Izuka, o resultado foi positivo. “Apesar do tempo chuvoso, a campanha de sábado superou nossas expectativas e foi muito produtiva. As maiores procuras foram pela vacina da gripe e a bivalente, que continuam disponíveis nas unidades de saúde, assim como as vacinas de rotina do calendário”, informou. 

A ação teve como principal objetivo ampliar a cobertura vacinal, especialmente entre crianças e idosos, considerados grupos de risco. “Ainda não conseguimos atingir a cobertura vacinal entre crianças, gestantes, idosos e trabalhadores da saúde, que integram os grupos prioritários. Isso ainda nos preocupa bastante, por isso reforçamos para que as pessoas busquem as unidades”, reforçou a secretária da saúde Rose Meri da Rosa. 

Contra a Influenza já foram aplicadas 36.316 doses, o que corresponde a 13% do público vacinável, de 262 mil pessoas. A vacina está disponível para a população em geral acima dos seis meses.  

A bivalente contra a Covid-19 atingiu apenas 11% de cobertura dentro da população estimada acima de 18 anos, de 195 mil pessoas.

O imunizante contra a gripe pode ser aplicado com qualquer outra vacina do Programa Nacional de Imunizações, inclusive com as da Covid-19. A meta é atingir pelo menos 90% de cobertura vacinal entre os públicos.


Fonte:

Deixe seu comentário