Portal da Cidade Foz

Só Chegar na UBS

Secretaria de Saúde dispensa agendamento para vacinação contra a Covid-19

Casos de covid-19 aumentaram devido às festividades e viagens de fim de ano, mas pessoas vacinadas têm apresentado sintomas mais leves da doença.

Publicado em 07/01/2022 às 13:59

(Foto: Christian Rizzi/PMFI)

O número de casos de Covid-19 aumentou expressivamente esta semana em Foz do Iguaçu, o que causa preocupação à administração municipal. No entanto, as internações e óbitos não cresceram - fato atribuído, principalmente, à imunização da população. Por isso, a Secretaria Municipal de Saúde faz o pedido para aqueles que ainda não tomaram alguma das doses: seja a primeira, segunda ou dose de reforço, que compareçam às unidades básicas de saúde - não é necessário fazer o agendamento. 

Dados da Secretaria Municipal de Saúde apontam que, em dezembro, 50% das pessoas hospitalizadas por covid-19 não tomaram nenhuma dose de vacina. Dos sete óbitos registrados pela doença no mesmo mês, três não foram vacinados. As outras quatro pessoas que morreram, estavam com a dose de reforço atrasada.

“Os dados demonstram que a vacina é eficaz e é a nossa saída para vencer esta pandemia. Para que não voltemos atrás, precisamos que todos aqueles que por ventura ainda não receberam a primeira, segunda ou terceira dose se dirijam à unidade mais próxima de casa para este ato de amor consigo mesmo e com o próximo”, pede o prefeito em exercício de Foz do Iguaçu, delegado Francisco Sampaio. 

Aumento na procura

Esta semana já foi registrado um aumento da procura pelas doses de reforço nas UBS de Foz do Iguaçu. Entre segunda (03) e quinta-feira (06) foram aplicadas mais de 6.843 terceiras doses, que pode ser recebida pelas pessoas acima de 18 anos que tomaram a segunda dose há pelo menos quatro meses. 

Unidades de Referência

A aplicação das vacinas é feita em todas as 29 unidades de saúde. Algumas, no entanto, tornaram-se referência para melhor organização de fluxo. A UBS do Jardim Maracanã continua sendo referência para aplicação da Coronavac e a UBS do Jardim Jupira para atendimento a estrangeiros e brasileiros residentes fora do país. 

Vacinas da Janssen

As segundas doses da vacina da Janssen são ofertadas em dez unidades: Vila C Velha, AKLP, São João, Sol de Maio, Profilurb II, Padre Monti, Portal da Foz, Jardim São Paulo II, Vila Yolanda e Parque Presidente.

Fonte:

Deixe seu comentário