Portal da Cidade Foz

Imunização

Secretaria de Saúde inicia vacinação contra a covid de pessoas com 58 e 59 anos

Agendamento poderá ser feito a partir da tarde desta terça-feira (01) e doses serão aplicadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Postado em 01/06/2021 às 19:52

(Foto: Christian Rizzi/PMFI)

A vacinação contra a Covid-19 em Foz do Iguaçu a partir desta quarta-feira (2) vai contemplar as pessoas de 58 e 59 anos. Será o início da imunização da população em geral, que acontecerá de forma escalonada, por faixa etária, conforme o recebimento de novas doses.

Serão abertas 3.600 vagas para agendamento das pessoas com 58 e 59 anos e as doses serão aplicadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). A Secretaria Municipal de Saúde seguirá vacinando também os grupos prioritários, forças de segurança e aeroportuários, e trabalhadores do transporte coletivo, da coleta seletiva e da limpeza urbana.

O agendamento estará disponível na tarde desta terça-feira (01). De acordo com a secretária municipal de Saúde, Rosa Maria Jerônymo, a ampliação tem o objetivo de acelerar ainda mais a campanha de imunização que, até o final de maio, aplicou 93.155 doses, das quais 66.474 primeira dose e 26.681 segunda dose.

“Percebemos uma redução na procura pelos agendamentos e entendemos que é o momento de ampliar o público para que mais pessoas possam receber a vacina, que é a única forma de vencermos de vez esta pandemia”, destacou Rosa Jerônymo. “Para nós é motivo de comemoração ver a vacinação avançando, ainda que continuemos na batalha para que Foz receba mais vacinas, por estar em uma região de fronteira”.

De acordo com a secretária, com a inclusão de mais um grupo de pessoas, foi necessária uma nova organização para a vacinação, a fim de garantir que a população seja bem atendida e que não haja aglomeração. “Estamos constantemente nos adequando, conforme os novos grupos, para que tudo ocorra da melhor forma e de maneira ágil”.

Orientações

As pessoas de 58 e 59 anos devem fazer o agendamento para receber a vacina, por meio do site vacinacao.pmfi.pr.gov.br.

Aeroportuários, trabalhadores da coleta seletiva e da limpeza urbana não precisam agendar, pois a Secretaria Municipal de Saúde receberá uma lista das pessoas que serão imunizadas e irá indicar os locais onde as doses serão aplicadas.

Continuarão sendo vacinados os trabalhadores da educação (básica, ensino superior e EJA), profissionais da saúde autônomos, pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, gestantes e puérperas (mulheres em período pós parto de até 45 dias) com fatores de risco - todas as pessoas desses grupos que têm mais de 18 anos.

Esses grupos também não precisam fazer o agendamento prévio, bastando ir às Unidades Básicas de Saúde (UBS) com os documentos comprobatórios (disponíveis no site vacinacao.pmfi.pr.gov.br), além de documento de identificação e comprovante de residência.

Fonte:

Deixe seu comentário

Outras notícias

data-matched-content-ui-type="image_stacked" data-matched-content-rows-num="2" data-matched-content-columns-num="3">

Mais Lidas