Portal da Cidade Foz

Imunização

Secretaria de Saúde intensifica vacinação contra várias doenças em Foz do Iguaçu

A ação faz parte da Campanha Nacional de vacinação que visa imunizar 95% das crianças e aumentar a cobertura entre os adolescentes do Município.

Publicado em 05/08/2022 às 17:40

(Foto: Welyton Manoel/PMFI)

A Secretaria Municipal de Saúde inicia na segunda-feira (08) uma nova ação para imunizar crianças e adolescentes menores de 15 anos em Foz do Iguaçu. A campanha terá duração de 30 dias – até 09/09, em todas as Unidades Básicas de Saúde – e tem por meta aumentar a imunização contra a Poliomielite e ofertar todas as vacinas do calendário vacinal. No dia 20, o município também vai aderir ao Dia D de Mobilização Nacional de Vacinação.

A ação faz parte da Campanha Nacional de Vacinação que tem por meta atingir 95% das crianças de um a menor de cinco anos de idade contra a Poliomielite que totalizam 17.917 crianças. A campanha também visa a multivacinação para atualização do calendário vacinal em adolescentes menores de 15 anos (33.421). Desses, 85% deixaram de tomar a dose de reforço contra a Covid-19.

As crianças de até 11 meses e 29 dias deverão ser vacinadas conforme as indicações do Calendário Nacional de Vacinação, com a Vacina Inativada Poliomielite (VIP). De idade entre um e quatro anos deverão ser vacinadas indiscriminadamente com a Vacina Oral Poliomielite (VOP), desde que já tenham recebido as três doses de Vacina Inativada Poliomielite (VIP) do esquema básico.

Na multivacinação a população-alvo será as crianças e também adolescentes menores de 15 anos de idade (14 anos 11 meses e 29 dias), não vacinados ou com esquemas vacinais incompletos, de acordo com o Calendário Nacional de Vacinação. A multivacinação envolve todas as vacinas do calendário e contra a Covid-19.

A secretária de Saúde, Jaqueline Tontini, espera que a campanha aumente a cobertura de imunização dos bolsões não vacinados. “Precisamos ampliar a imunização das nossas crianças e adolescentes para evitar que doenças erradicadas voltem, como a Poliomielite”, explicou, reforçando que a população imunizada reduz o risco de agravamento das doenças como gripe e Covid-19.

As vacinas estão disponíveis em todas as 29 Unidades Básicas de Saúde nos horários de expediente. Para se vacinar, basta comparecer em uma das UBS’s portando documento de identificação e comprovante de residência. A carteirinha de vacina não é indispensável, mas agiliza o atendimento.

Fonte:

Deixe seu comentário